6/04/2008

Presença de Luiz Lima Barreiros


BISTRÔ. QUAL A ORIGEM E O SIGNIFICADO DESTA PALAVRA?


Diz-se que os soldados russos gritavam "bistrô! bistrô!" ao investir contra
os cafés (pequenos restaurantes), após se apossarem de Paris, em 1815. A pala
vra não entra na língua francesa, até 1884. Por isto, outras explicações talvez se
jam mais plausíveis.
Dizem que ela provém de "bistrouille" ou "bistouille", que, no norte da França, refere-se a uma mistura de café e "eau de vie" (aguardente), e ambas as bebidas só se podia encontrar num bistrô. Temos também o verbo "bistrouiller" que se refere à preparação de um sucedâneo de vinho, feito de água, álcool e outros produtos, que podia se passar por vinho, num bistrô de baixa qualidade.
Mas, todos concordam que bistrô é um local despretensioso, para se desfrutar um copo de vinho, comida barata e passar bons momentos com os amigos. Por exemplo, nossa classe média quando vai à Paris, não janta ou almoça (e muito menos se hospeda) em hotéis de cinco estrêlas,não...
Dito isto, recomendamos o livro "Cozinha de Bistrô" (Ediouro,1993,286 págs.), da norte-americana Patrícia Wells, autoridade em culinária do "The New York Times", no "Food & Wine", e no "L'Express". São 200 receitas, inspiradas nos pequenos restaurantes familiares franceses. A tradução é de Sônia Maria e Naumin Aizen. Os bistrôs são cordiais, onde você pode tomar as sopas quentes, como as "bouillabaisse";as saladas simples, os gratinados borbulhantes, e as sobremesas das avós francesas. E, fazem parte da culinária mais famosa do mundo, com mais de 400 tipos de queijos, e mais ainda de vinhos (sem falar nos perfumes). E, prove salmões frescos, gansos e moelas de gansos, gelatinas de focinho de focinho de porco e de boi, scargots e champignons, patés e sautés...

SORRY, ASSESSORIAS

Mereceu elogios o Anteprojeto de Lei do então deputado Mário Cardoso, que criaria o prêmio anual de literatura da Assembléia Legislativa de nosso Estado. Seriam para sete gêneros literários. Prêmio Dalcídio Jurandir, na modaidade romance. "Edyr Proença", na modalidade novela (embora Edyr nunca tenha escrito novelas, sendo apenas nosso melhor cronista esportivo,talvez... melhor chamá-lo de "Haroldo Maranhão"). "Eneida de Moraes", no conto (outro lapso, pois Eneida , foi nossa melhor cronista). "Lucinerges Couto", na modalidade crônica (ora o amigo Lucinerges, já falecido, jamais escreveu crônica, e nem gostava, também, de poesia). "Levy Hall de Moura", para teatro. "Francisco Paulo Mendes", para o gênero ensaio. "Lucindo Costa", na poesia (temos poetas , vivos ou mortos.bem melhores que este letrista, pouco conhecido).
Os vencedores teriam edição de 3000 exemplares, em cada gênero. E, acho que o encalhe seria grande (não bastavam 1000 exemplares ?), e à partir do segundo concurso iam rarear os disputantes. Pois, estaria faltando público leitor e comprador dos livros. Apesar de todas essas lacunas, foi um projeto que infelizmente não vingou.
Assim como no teatro, já temos boas casas de espetáculos (os grupos e o público, nem conhecem tôdas), mas o que está faltando é espectadores pagantes (até quando grátis, as casas estão vazias). Talvez por falta de textos mais consistentes (Shakespeare, Ibsen, Brecht, Tchekov, Gógol, Becket, etc). No anteprojeto, as comissões organizadoras e julgadoras , ficariam com representantes da Associação Paraense de Escritores (A.P.E), Academia Paraense de Letras (APL), UFPA, UEPA,e UNAMA.
_________________

PS: Quando escrevi sobre Malthus, Charles Darwin, Alfred Russell Wallace, Walter Baths, Mendel , entre outros, acabei não citando Chevalier Lamarck (1744/1829). E, este biólogo francês, antecipou-se a Darwin, ao conceber a idéia da evolução orgânica, lançando a teoria de que todos os seres vivos, estão continuamente tentando se aperfeiçoar. Essa era a idéia central da teoria de Lamarck, que, todavia, pouco influenciou Darwin, em sua teoria da evolução das espécies.
E, é bom lembrar que o norte-americano Lewis Morgan, tido como o pai da Antropologia (Teilhard de Chardin,foi um), foi amigo de F. Engels, que escreveu o clássico "A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado" (1844). Pois, o século XIX foi muito criativo.
_________________

E PARABÉNS AO STF, QUE PERMITIU O AVANÇO NAS PESQUISAS COM CÉLULAS-TRONCO !

2009: 150 ANOS DA PUBLICAÇÃO DE "A ORIGEM DAS ESPÉCIES", DO CHARLES DARWIN, QUE FUNDA A CIÊNCIA EVOLUCIONISTA, E ABALA DE VEZ ,COM O MITO CRIACIONISTA !

Belém, 04 de junho de 2008

______________________
LUIZ LIMA BARREIROS

E-mail: clicluizlima@yahoo.com.b
BLOG: http://www.clicluizlima.blogspot.com

3 comentários:

LUIZ LIMA BARREIROS disse...

Por favor, consertem:
a repetição em "focinho de focinho de porcou de boi"...

MEU BLOG, NÃO PODE SER ABERTO DA MANEIRA QUE ESTÁ...
COLOQUEM-NO ASSIM:

http://www.clicluizlima.blogspot.com.br/

TROPICALEIDOSCÓPIO disse...

Vamos ver se agora, é permitida a abertura de meu blog, o TROPICALEIDOSCÓPIO...

De qualquer forma, leiam, debatam, divulguem e assinem, este manifesto ecológico que percorre o Brasil:
http://wwww.amazoniaparasempre.com.br

CLICLUIZLIMA - 05.06.2008

Stephanie Sarmiento disse...

Olá,

Estou entrando em contato novamente para tratar da Parceria Comercial mencionada via e-mail em 29/05/08.
Continuamos interessados no site.

Aguardo um retorno para iniciarmos a negociação.

Grata e à disposição,
Stephanie Sarmiento
------------------------------
smarques@hotwords.com.br
www.hotwords.com.br
------------------------------
Phone: 11 3178 2514