Powered By Blogger

7/22/2008








LUSOFONIA

CPLP ganha portal com sede em Brasília


Brasília – Abro excessão nesta coluna temática para anunciar o lançamento do portal Conexão CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), no Instituto Camões, dia 24 de setembro, a partir das 19h30, durante o Café Camões, sarau que acontece toda última quarta-feira do mês. O Instituto Camões funciona na Embaixada de Portugal, no Setor de Embaixadas Sul (SES), Avenida das Nações, Quadra 801, Lote 2, defronte à Nunciatura do Vaticano.
A data foi definida esta semana, em reunião entre o diretor do Instituto Camões de Brasília, Adriano Jordão; este colunista, editor do novo portal; e o diretor do Conexão CPLP, professor Marcelo Larroyed. Participou também da reunião o presidente da Academia do Bacalhau de Brasília, Delfim da Costa Almeida.
Em fase de construção, o portal Conexão CPLP funcionará como mídia em tempo real de notícias, serviços e cultura, voltada para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e, em sentido mais amplo, para a Lusofonia - entendida, aqui, como cultura, um estado de ser, um sentir e interpretar a realidade de todos quanto se expressam em língua portuguesa, lusitana ou crioula.
Com sede em Brasília, o portal dará ênfase ao noticiário local no âmbito da CPLP.Minhas credenciais de editor do Conexão CPLP são 33 anos de jornalismo, dois romances, três livros de contos e um de poesia, escritos em língua portuguesa. A Editora Cejup, de Belém do Pará, publicou os romances A Casa Amarela (2005) e O Lugar Errado (1996), e o conto A Caça (1996), títulos disponíveis no mercado e que podem ser adquiridos pelo site http://www.cejup.com.br/.
O portal é dirigido também por Marcelo Larroyed, mestre em língua portuguesa, e Abdala Cerqueira, engenheiro de sistema, ambos diretores da Preceptor Educação à Distância, empresa especializada no desenvolvimento de softwares de ensino à distância.

Nenhum comentário: