Powered By Blogger

7/06/2008

Pólo turístico Araguaia-Tocantins em clima de veraneio


Foto: Ely Pamplona



Os 52 municípios paraenses que integram o pólo turístico AraguaiaTocantins se preparam para mais uma temporada de férias. Entre asopções que oferecem aos visitantes estão os encantos dos municípios deConceição do Araguaia, Parauapebas, Marabá, Tucuruí, Itupiranga,Cametá, Abaetetuba e Barcarena.
O pólo é rico em recursos minerais e naturais, grandes rios, uma faunae flora típicas da Amazônia e que agradam qualquer turista. Comoexplica a presidente do Fórum Regional de Turismo (FORUMTURAT), IsisMourão, o pólo traz no desenho da regionalização do turismo 17municípios prioritário que incluem cinco rotas turísticas: Rota doAçaí (Moju, Barcarena, Abaetetuba e Igarapé-Miri), Rota do Grande Lago(Tucuruí, Breu Branco, Jacundá e Itupiranga), Rota do Minério (Marabá,Parauapebas, Canaã dos Carajás e São João do Araguaia), Rota doAgronegócio (Pau D'arco, Xinguara e Redenção), Rota das Águas(Conceição do Araguaia, Santana do Araguaia e Santa Maria dasBarreiras).
Considerada cidade pólo do sudeste paraense, Marabá, que integra aRota dos Minérios, está localizada a 527 km da capital Belém, noencontro dos rios Tocantins e Itacaiúnas. Tem um clima tropical quentee úmido e a partir de meados de junho, com a baixa do rio Tocantins,revela suas praias, a exemplo da praia do Tucunaré e do Geladinho,muito acessíveis e ideais para quem gosta de sol e água doce.
A cidade divide-se em núcleos: Marabá Pioneira, onde ainda encontramoscasarões da época da formação do lugar, Nova Marabá e Cidade Nova. Umaboa dica para quem vai conhecer Marabá é uma visita à Fundação Casa daCultura. Com um rico acervo sobre a cultura local, o espaço localizadona Nova Marabá é bem interativo, guarda a história dos índios daregião, amostras das riquezas do lugar, como sementes de plantas eárvores nativas, animais empalhados, artefatos indígenas, pinturas euma literatura seleta, obra dos principais escritores da terra ou deoutras regiões.
Bem cuidada e em amplo processo de desenvolvimento urbano Marabá temem sua orla um dos principais cartões postais. Suas praças foramprojetadas não só para acolher mas para dar conforto, diversão e bemestar aos freqüentadores, a exemplo da Praça da Criança e Duque deCaxias.
Para quem gosta de contato com a natureza, existem muitas unidades deconservação. Área de Proteção Ambiental do Igarapé Gelado, FlorestaNacional dos Carajás, Floresta Nacional do Itacaiúnas, ReservaBiológica do Tapiragé, Floresta Nacional do Tapirapé-Aquiri e ReservaParticular do Patrimônio Natural da Fazenda Pioneira. Em termos deacesso, uma excelente opção é o parque da Fundação Zoobotânica deMarabá, onde espécies da flora e da fauna, como a raríssima arara azule a onça pintada estão em processo de readaptação ao habitat natural.O lugar é como um grande hospital, em plena floresta amazônica. Abertopara visitação pré-agendada, o parque é cadastrado no ConselhoNacional de Meio Ambiente e recebe grupos de turistas, pesquisadores,estudantes, entre outros. Papagaios, macacos de várias espécies,gavião real, raposa, araras, jaguatirica, preguiças e outros bichoshabitam provisoriamente o parque, localizado no km 9 (sentido Marabá–Carajás) da Rodovia PA-150.
Rota do Grande Lago - Ainda no pólo Araguaia Tocantins, Tucuruí (nalíngua tupi rio dos gafanhotos), localizado a 427 km de Belém, é umdos municípios paraenses que mais se destacam na mídia nacional e atéinternacional. Não por acaso, afinal, é guardião da Usina Hidrelétricade Tucuruí, 100% brasileira e a quarta maior do mundo, responsávelpela geração de energia elétrica para boa parte do Brasil. Sinônimo demodernidade e desenvolvimento, avanços tecnológicos e ousadia dohomem, a Usina foi construída em 1984 e é também sinônimo de atrativoturístico.
Como relata Mariana Bogea, uma parceria entre a prefeitura de Tucuruí,por meio da Secretaria Municipal de Turismo, que ela dirige, e aadministração da Usina, permite que a comunidade visite o projeto,conheça seu funcionamento e interaja com os diversos espaços. A ilhade Germoplasma é um desses lugares abertos à visitação. Um museutambém guarda as amostras da fauna e da flora originais da regiãoantes do alagamento da área para construção da hidrelétrica. Turistase visitantes de outros estados e países também fazem as visitasmonitoradas. Dona Elvira Moraes, 75 anos, mora em Tucuruí desde 1958,mas nunca tinha ido à Hidrelétrica. Em recente passeio, promovido pelaSecretaria de Turismo, se emocionou com o que viu.
"Eu via os índios do lado de lá do rio, eles atravessavam de canoa prabuscar remédios e tinham muito medo da água naquela época. Eu nãoimaginava que aqui era tão grande e tão importante assim", diz aanciã, que vê o desenvolvimento de sua cidade a partir das janelasabertas pelo turismo.
O município é também um rico e promissor pólo de pesca esportiva, oque fez com que a prefeitura não só incentivasse torneios como tambéminvestisse na reprodução de espécies como forma de manter a psiculturacomo base econômica e de desenvolvimento sustentável das famílias. Ameta do projeto é inserir 20 mil trabalhadores no mercado produtivo dopescado, que envolve a montagem de tanques de criação, fabricação deração, frigorífico entre outras atividades, que já começam a serdesenvolvidas no município e em especial no lago de Tucuruí, que temuma extensão de 2.430km2, tudo executado aos olhos dos turistas e dosadeptos da pesca esportiva.
Investimentos – Para dinamizar ainda mais o pólo Araguaia Tocantinsdois projetos de desenvolvimento turístico estão sendo trabalhadospelo Fórum Regional de Turismo – FORUMTURAT. O Plano deDesenvolvimento Turístico da região Araguaia e o Plano deDesenvolvimento Turístico da região Tocantins. Ambos estão sendodebatidos amplamente, como alternativa de fortalecimento do pólo esuas rotas, que se preparam para receber grande fluxo neste período deveraneio.

______________
Benígna Soares

2 comentários:

Unknown disse...

nice blog

I wish good luck to you
Come to my blog

Dani disse...

Fortaleza, Salvador, Morro de São Paulo, Porto Alegre, isso tudo e muito mais você encontra no site da RBH Praias: www.rbhpraias.com.br É só clicar para reserva seu hotel. E não deixe de conferir os excelentes preços, um ótimo atendimento e com total segurança!