Powered By Blogger

7/27/2008

TV Cultura inaugura na sexta-feira/1º de agosto, novo e potente transmissor


Na próxima sexta-feira, dia 1º de agosto, será um dia memorável para a televisão paraense. Será oficialmente ativado o novo transmissor da TV Cultura do Pará, o nosso Canal 2. Conforme notícia dada em primeira mão pelo Jornal do Feio no dia 19 de abril, o novo equipamento de 44 quilowatts emitirá um sinal forte, limpo e claro que possibilitará atingir em linha reta até quase o município de Castanhal, graças, também, a potência irradiada plena de mais de 60 quilowatts; ou seja, a certeza de imagem limpa e livre de interferência. Em qualquer parte da capital e Região Metropolitana de Belém, a população vai poder assistir a programação da emissora com se fosse um cinema. Com a ativação dos novos equipamentos, a Cultura será a emissora de TV mais potente de Belém
O Governo do Estado investiu mais de hum milhão de reais na aquisição do transmissor e do sistema irradiante (antenas e equipamentos) na intenção de oferecer o melhor ao público que acompanha a TV Cultura – Canal 2 desde a sua fundação.
Show -Para comemorar a data será realizado um grande show com a cantora Lia Sofia, que será transmitido, ao vivo, direto do Hangar, Centro de Convenções e Feira da Amazônia, a partir das 20 horas.E a população local vai poder acompanhar o show por meio de telões instalados em pontos estratégicos de Belém. Haverá um telão ao lado do mercado de São Brás, outro da Praça Dalcídio Jurandir, no bairro da Cremação e na Praça Eduardo Angelim, na Sacramenta.
ZYG 360 - Tão logo coloque no ar o novo e potente sinal da TV Cultura, Regina Lúcia Alves de Lima, ou Regina Lima ou ainda Re Bacana – que continua cada vez mais bacana- Paulo Roberto Ferreira e Antônio Carlos de Jesus (Diretor da Rádio Cultura FM) pretendem resgatar a Rádio Cultura Onda Tropical – ZYG 360 - a primeira emissora da Funtelpa, criada no primeiro governo de Jader Barbalho e inexplicavelmente fechada em 1998. Por um triz a Funtelpa quase perde a concessão da Rádio Cultura OT.
Graças aos esforços da presidente da Funtelpa e o apoio da governadora Ana Júlia Carepa junto ao Ministério das Comunicações, a emissora foi salva. Em outras palavras, os 60 metros da Onda Tropical continuam com a Funtelpa.
A antiga emissora foi abandonada. O transmissor Telefunken, da fabricação acional, de 10 quilowatts juntamente com todo o equipamento da rádio foi esquecido e virou sucata. A antena foi desmontada e todos os demais componentes de transmissão foram entregues às baratas, ao cupim e à ferrugem. Tempos depois a área de transmissão foi entregue a Polícia Militar do Estado que no local construiu uma unidade apoio, um pequeno quartel.
Fênix - É. Mas a Dra. Regina Lima, ou Regina Lima ou ainda Ré Bacana, jornalista, pós graduada duas vezes, e professora do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal, quer mais. Até o final do ano ou mais tardar em Janeiro de 2009, voltará a subir aos céus da Amazônia o sinal da Rádio Cultura = Onda Tropical , A emissora, a exemplo da Fênix da mitologia grega ressurge das cinzas, Disporá de transmissor e equipamentos digitais, moderníssimos, antenas e sistemas irradiantes de ponta, com uma potência um pouco maior do que antes: 20 “quilos”. A programação continuará especial voltada para o interior, atingindo os 143 municípios paraenses.O sistema irradiante – novinho em folha – voltará à Marituba. Será instalado numa área ao lado da Policia Milita pertencente à Secretaria de Meio ambiente (Sema), muito maior do que a primeira, O sistema será montado de acordo com as exigências do novo sistema de transmissão, além de outros melhoramentos, de modo a agradar cada vez mais os ouvintes, principalmente aqueles mais cativos, que nunca perderam a esperança de voltar a ouvir a Cultura OT.
A previsão de cobertura da nova Rádio Cultura OT é, não somente o Estado do Pará e arredores, como toda a Região Amazônia e parte significativa da América Latina e Europa com um som limpo e forte, sem interferências.“O Pará voltará ser ouvido”, dizem entusiasmados os companheiros de Ré Bacana.
Aliás, um entusiasmo contagiante.

Um comentário:

Unknown disse...

Não sei como são feitas as atualizações deste jornal online. Mas nada melhor do que um jornal para achar pessoas.
Vou fazer um breve resumo da minha vida.
Fui criada por uma família daí de Icoaraci, mas em 1988 tive que vir para o Rio de Janeiro porque minha mã(adotiva) havia falecido. Desde então não tenho contato com ninguém da minha família.
É um grande sonho meu encontrá-los. Seria possível que este jornal me ajdasse a encontar essas pessoas? Tenho todos os nomes e sobrenomes, sei que são de Passagem Brasilia - Icoaraci.
Se houver o interesse em ajudar essa procura, o blog teria como me enviar uma mensagem para meu email e assim começarmos essa busca?
Desde já agradeço
Antonia