Powered By Blogger

2/13/2009

Rede Cultura de Comunicação lança nova programação


A partir da próxima segunda-feira/16, a Rede Cultura de Comunicação (TV, Rádio e Portal) coloca no ar sua nova programação: novos programas, novos horários, novas propostas, novos rostos, mantendo a mesma paixão e entusiasmo pelos temas do Pará.
Funcionários, amigos, colaboradores e parceiros estarão juntos na noite desta segunda-feira, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, momento em que a nova programação será apresentada. A festa começa às 19 horas, com apresentação de um vídeo institucional e do grupo de carimbo "Sereias do Mar", de Marapanim. A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, estará presente à cerimônia, além da presidente da Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa), Regina Alves de Lima, e convidados.
Novidades – Os veículos de comunicação da Cultura ganharão mais agilidade e linguagem diferenciada. Na TV, seis novos programas estrearão: Controvérsia – programa de debate; Set Independente – o que acontece no lado B da arte-produção brasileira; Moviola – que mostrará o melhor da produção audiovisual da Amazônia; Cinerama – a Funtelpa comprou, com exclusividade, um pacote de filmes, verdadeiro festival de cinema nacional, com importantes títulos brasileiros; Jornal Cultura 1ª Edição/Esporte Cultura – jornalismo sério, marca registrada da Cultura, em mais uma edição, que também traz o Esporte Cultura; Arquivo Cultura – vinte anos de fatos e personagens importantes do Pará, mostrados através do poderoso acervo de imagens da TV Cultura. Entre tantas novidades, um "velho" conhecido volta com uma nova roupagem e apresentador novo – trata-se da reestréia do programa Cultura Pai d'Égua, no dia 20 de fevereiro.
Na Rádio Cultura, o jornalismo ganhará mais espaço na programação
O Jornal da Tarde ganhará mais 15 minutos de duração. A Cultura FM também terá um programa de entrevistas e, acompanhando a velocidade da informação, a interatividade com o ouvinte será uma constante na Rádio Cultura. O Portal Cultura ganha layout novo, seguindo uma linha mais interativa, além da criação de novos ambientes, como Cultura e Multimídia. No novo Portal Cultura, outra grande novidade é o espaço de Conteúdos Colaborativos, onde o público poderá enviar textos, fotos, vídeos, áudios. Neste espaço, o internauta é quem cria o conteúdo.
Comemorando uma nova época na Cultura
Criada em 1977, a Funtelpa produz conteúdos midiáticos de alta relevância geopolítica e cultural, e sua missão é o comprometimento com qualidade e educação, retratando a tradição local, contribuindo efetivamente com a formação educativa na Amazônia, além de retransmitir o sinal e a programação da TV Brasil, emissora pública nacional. Atualmente, a Funtelpa é um organismo público de direito privado e conta com emissora de TV (TV Cultura – Canal 2), Rádio (Rádio Cultura FM – 93,7) e Portal de internet (http://www.portalcultura.com.br/).
A melhoria do sinal da TV Cultura, na região metropolitana de Belém, foi conseguida com a instalação de um novo transmissor, em agosto de 2008, que aumentou de 5 para 44 kilowatts a potência do sinal, que hoje é o de maior alcance entre as emissoras do Estado. O antigo transmissor, de apenas 5kw, atingia apenas alguns bairros da capital paraense.
Um dos maiores obstáculos encontrados foi a disparidade dos salários, que foi superado com a mudança da personalidade jurídica da Funtelpa, que deixa de ser uma fundação de direito público e passa a ser uma fundação pública de direito privado. Na prática, a mudança vai possibilitar a flexibilização da jornada de trabalho dos profissionais, que passam a ter a carga horária de acordo com regulamentação de suas profissões, além da valorização e promoção dos profissionais.
Expansão - Hoje, a TV Cultura do Pará encontra-se em um momento de expansão do sinal da TV para os municípios do Estado do Pará. Novos retransmissores foram instalados em 23 municípios e parte dos equipamentos das novas retransmissoras, a serem inauguradas em 2009, já está no edifício sede da Funtelpa. A Cultura fechou 2008 presente em todas as regiões de integração do Estado.
Ao final do primeiro semestre de 2009, a TV Cultura contabilizará 46 retransmissoras no Pará. É a Funtelpa promovendo a integração do Estado por meio da informação. A meta é chegar, ao começo de 2010, com 79 novas retransmissoras da TV Cultura. A TV Cultura do Pará consolida-se como uma das mais importantes emissoras públicas do país. Ressalta-se que 40% de sua programação é produzida, finalizada, e exibida localmente. "A emissora é, sem sombra de dúvida, a que mais fornece conteúdos qualificados e com caráter de formação educativa na Amazônia, além de retransmitir o sinal da TV Brasil, emissora pública nacional", afirma Dimitri Maracajá, diretor da TV. A TV Cultura do Pará transmite também, com exclusividade, os jogos do Campeonato Paraense 2009.
Serviço - A nova programação da Rede Cultura de Comunicação estréia nesta segunda-feira, dia 16.
Para saber mais, acesse: http://www.portalcultura.com.br/.
_________________________
Lorena Filgueiras/Funtelpa

Nenhum comentário: