Powered By Blogger

2/06/2008

Coluna do HP



Acabou o Carnaval. Foi um dos períodos mais rápidos que se tem anotado. E começou tão cedo, por quê? Quem determina a data para o Carnaval? O presidente Lula? A governadora Ana Júlia? O prefeito Duciomar? Não, quem controla a data para o Carnaval é a Igreja Católica. Aí você pergunta: o que a igreja tem a ver com esta festa profana? Tudo. Há muito tempo imaginava-se que o Carnaval teria vindo do Egito Antigo, ou da antiga Roma. Lá eles tinham festas semelhantes, mas sem relação alguma com religião e sim com plantios e colheitas.
Andando um pouco mais no tempo, a Igreja Católica Apostólica Romana instituiu a Páscoa, que nasceu com a era cristã. A festa ficou decidido, seria após a primeira lua cheia do outono. A Páscoa cumpria rituais sagrados, como a abstinência da carne, e outros. No período denominado Quaresma, os católicos não podiam comer carne. Era uma quarentena, ou seja, 40 dias.
Assim sendo, quarenta dias antes da Páscoa a abstinência com relação à carne era total, como a outras coisas também. Para minorar a situação os líderes religiosos instituíram uma festa para que o povo relachasse antes do período da Quaresma. Podiam brincar dançar e até fantasiar-se. Assim nasceu o Carnaval, que foi trazido para o Brasil, através de Portugal com o “Intrudo”.
Conta-se que um português chamado Zé Pereira, saiu pelas ruas do Rio de Janeiro, cantando e batendo um tambor dando início a maior manifestação popular do Brasil. Portanto o nosso Carnaval em 2008, caiu no dia 6 de fevereiro, a Páscoa será comemorada dia 23 de março, após a primeira lua cheia de outono.
Vamos retroceder, de 23 de março para seis de fevereiro, 40 dias, ou seja, dia de Carnaval. Isto posto, o carná de 2008, aqui para nós paraenses foi bem divertido, longe daquela época em que Belém tinha o terceiro melhor carnaval do país. Por aqui desfilavam, Boêmios da Campina, Maracatú do Subúrbio, Arco Íris e as remanescentes, Quem São Eles, Império Pedreirense, Rancho Não Posso me Amofiná e Acadêmicos da Pedreira. Fizemos a nossa festa na medida do possível, mas que valeu a pena. Esperamos que nos próximos anos e por períodos mais longos, possamos curtir e mostrar a todos o espírito festivo e alegre do povo belenense durante o Carnaval.

Haja
Paz, sempre.

____________________________

hamiltonpinheiro_1@hotmail.com

Nenhum comentário: