Powered By Blogger

2/14/2008


DENGUE

O secretário adjunto de Saúde Pública do Pará, Walter Amoras, apresentou os números de casos de dengues registrados no Estado em 2007 e as ações para combater a doença em 2008. Segundo o relatório, em 2007 foram notificados 15.387 casos de dengue no Pará, sendo 56 de febre hemorrágica, que resultaram em 16 óbitos. Belém teve o maior número de casos de dengue - 4.730. Os registros apontam 26 casos de dengue hemorrágica e quatro óbitos confirmados, totalizando mais de 50% dos casos de dengue hemorrágica só na capital.

DENGUE II

Itaituba, no sudoeste paraense, apresentou o segundo maior número de casos de dengue ano passado - 850 vítimas -, seguido de Castanhal (nordeste), com 639 casos, Parauapebas (sudeste), com 571, e Redenção (sul), com 535. Walter Amoras anunciou que a Sespa está trabalhando para diminuir esses índices em 2008, investindo na capacitação de profissionais e na criação de ações de combate ao mosquito. “Mas é importante lembrar que, sem a ajuda da sociedade, o esforço da secretaria não será suficiente”, reforçou. Uma dessas ações é a parceria com o Sipam, que consiste no mapeamento de áreas que apresentam caixas d’água abertas, piscinas e terrenos baldios. O objetivo é identificar os locais que podem ser criadouros de Aedes aegypti, para que as equipes consigam canalizar as ações de vigilância onde há um perigo maior de formação de focos do mosquito.

DENGUE III

Será realizado nesta sexta-feir/15, a partir das 08 horas da manhã, nos bairros Livramento e São José Operário um arrastão de combate à dengue. A iniciativa da programação é dos integrantes do PACS – Programa de Agentes Comunitários de Saúde, que atuam nos dois bairros. De acordo com o responsável pelo PACS Livramento/São José Operário, enfermeiro Anderson Cavalcante, os Agentes de Endemias da Divisão de Vigilância em Saúde e os Agentes Comunitários de Saúde vão visitar as casas e orientar os moradores. Além disso, em frente ao Centro de Saúde do Livramento (Rua Tupaiulândia com Dom Frederico Costa), será instalada uma tenda, onde serão realizadas diversas ações de combate ao mosquito transmissor da dengue. As atividades também serão levadas às escolas Magalhães Barata, São José Operário, Maria de Lourdes Almeida e Belo de Carvalho. O arrastão conta com a parceria das Associações de Moradores do Livramento e do São José Operário, Clean Sevice, Secretaria Municipal de Transportes e Secretaria Municipal de Saúde.

ELEIÇÕES 2008
O cenário eleitoral deve apresentar até as eleições algumas mudanças. Dos doze partidos com representatividade na Assembléia Legislativa do Estado, pelo menos seis devem apresentar-se como pré-candidatos ao pleito municipal este ano. O PSDB é o partido que apresenta o maior número de possíveis candidatos, cinco ao todo: Manoel Pioneiro (Ananindeua), Tetê Santos (Palestina do Pará), Bosco Gabriel (Paragominas), Alexandre Von (Santarém) e André Dias, que, nos bastidores, anda ensaiando uma possível aliança com o PTB como vice-prefeito na chapa de Duciomar Costa. Pela legenda peemedebista, Antônio Rocha (Santarém), Luiz Anaice (Marituba), Josefina Carmo (Almeirim) e o presidente da Casa, Domingos Juvenil (Altamira), figuram na lista de pretendentes à disputa eleitoral. Caso Juvenil, desista de sua candidatura, o caminho eleitoral em Altamira ficaria livre para uma candidatura petista, que poderia ser do atual líder de governo, Aírton Faleiro.

ELEIÇÕES 2008 II
Na ala petista, também são cogitadas as candidaturas das deputadas Bernadete ten Caten, para a Prefeitura de Marabá, e Regina Barata, para a de Belém. A parlamentar, provavelmente enfrentará na capital os também colegas de parlamento Cássio Andrade (PSB) e Arnaldo Jordy (PPS), caso eles também confirmem suas candidaturas para prefeito em outubro. O PPS também pretende lançar o deputado João Salame a prefeito de Marabá, com a anuência do grupo do atual prefeito Tião Miranda, enquanto o PTB aposta na candidatura de Júnior Ferrari, em Oriximiná, numa composição com o PMDB local.
TEMPORÁRIOS

O movimento dos servidores estaduais temporários do Pará amarga mais uma derrota. A edição do Diário Oficial do Estado no inicio da semana publicou os distratos dos 47 defensores públicos que conseguiram, a partir de uma sentença favorável do Tribunal de Justiça (TJE), se manter no cargo por não ter ocorrido concurso público para esta função. As portarias são efeito da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu, a pedido da Procuradoria Geral do Estado (PGE), a execução de liminares que impediam a demissão de temporários no Pará.

TUDO BEM

Deputado federal Lira Maia (DEM-PA), ao realizar exames de rotina em Goiânia, foi submetido a uma angioplastia, no sábado, para a retirada de gordura da parede de vasos sanguíneos. Lira Maia retomou atividades parlamentares na segunda feira/11, em Brasília, depois de receber alta hospitalar no domingo. O deputado tranqüilizou seus familiares, amigos e correligionários através do programa do radialista Jorge Carlos, da Guarany FM, onde afirmou que seus estado de saúde é bom, e que está pronto para mais uma disputa eleitoral.

MOTOCICLISTAS

Já está tudo definido para a realização do Curso de Formação de Condutores de Motocicletas organizado pela Secretaria Municipal de Transporte Público e Trânsito (SMT). As inscrições começaram dia 15 de janeiro e terminariam dia 31/01, mas foram prorrogadas até o dia 15 de fevereiro por solicitação de interessados. O curso será ministrado em parceria com o DETRAN, através da DIRETRAN, no período de 18 a 21 de fevereiro, no horário de 08h00 às 12h00 no Iate Clube de Santarém. A iniciativa visa contribuir para criar nos motocondutores a consciência de sua importância no tráfego da cidade, bem como ajudar na construção de um trânsito mais seguro e humanizado, sem acidentes e sem vítimas.

MOTINHAS
______________________________________

Terminará no próximo fim de semana mais uma edição do horário de verão, que teve início no dia 14 de outubro do ano passado. À meia-noite de sábado, 16, zero hora de domingo, 17, os relógios deverão ser atrasados em uma hora nas regiões sul, sudeste e centro-oeste - o norte e o nordeste do País não entraram no esquema. ●●● A Prefeitura de Santarém começa, nesta semana, uma das maiores obras do PAC no interior. Fará o saneamento, urbanização e habitações no bairro Mapiri. ●●● Orlando Medeiros, experiente examinador do Detran há 25 anos, está na Regional de Santarém, e em pouco tempo, está sendo elogiado pelo excelente trabalho que vem realizando. ●●● Publicitário Chico Cavalcante (Vanguarda), fará novamente a campanha da prefeita Maria do Carmo, desta vez pela reeleição. ●●● Prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB), assumiu a liderança na corrida ao Palácio Antônio Lemos, seguido de Edmilson Rodrigues (PSOL) em 3º lugar vem Valéria Pires Franco (DEM). ●●● Ex senador Ademir Andrade (PPS), foi rifado definitivamente do governo Ana Júlia (PT). ●●● Lamento profundamente que de forma antidemocrática, o blogdobarata, não tenha publicado o meu comentário sobre uma matéria sob o título: Corrupção – Na Festa do Sairé, quem dançou foi a moralidade pública - Veiculada na última terça-feira/12. O comentário está nas páginas do jornal O Impacto e no Blog do jornalista Jeso Carneiro, ambos, com muita credibilidade em nossa região. ●●● A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, esteve em Belém na última quarta-feira/13, participando de uma reunião no Hangar Centro de Convenções da Amazônia com representantes de todos os órgãos do sistema ambiental brasileiro, além da polícia federal. O encontro foi organizado para definir um plano de ação para controle do desmatamento na Amazônia, a partir das medidas determinadas, ao longo das últimas semanas, pelo presidente Lula. ●●● A 6ª Vara Criminal de Santarém volta a realizar sessões do Tribunal do
Júri nesta sexta-feira, 15/02/2008, à partir das 8 horas da manhã abrindo a temporada de 2008 sob a presidência do juiz Gabriel Veloso de Araújo ●●● Presidente da Câmara Municipal de Santarém, José Maria Tapajós (PMDB), dirigiu com maestria, na última quarta-feira/13, a Sessão Especial de Abertura dos Trabalhos Legislativos ●●● Vereador Luiz Alberto (PP), falou em nome do Poder Legislativo. Disse que apesar de ser um ano eleitoral, a Câmara vai trabalhar muito, sempre obedecendo a ética e decoro parlamentar. ●●● Prefeita Maria do Carmo (PT), relatou algumas obras de vital importância para a população nos últimos três anos e prometeu maiores investimentos nas áreas de saúde, educação, transporte, esporte e lazer, dentre outros, para este ano de 2008. Disse que colocará seu nome à disposição rumo a reeleição. ●●● Mais um final de semana, como ninguém é de ferro, vamos curti-lo com a gostosa Loira Gelada (Nova Schin), saborosa Ruiva Destilada e a exuberante Morena Quente. Fui.

Nenhum comentário: