Powered By Blogger

2/05/2008

Prefeitura promove Desfile de Blocos Carnavalescos em Cotijuba


A Prefeitura Municipal de Belém, através da Administração Regional do Outeiro promoveu na noite desse domingo/3, o desfile de blocos carnavalescos de Cotijuba . Nem mesmo o temporal que desabou sobre a ilha arrefeceu o ânimo das agremiações que animaram o público até as primeiras horas de segunda-feira.

Diante do palanque armado na Rua Jarbas Passarinho oito blocos fizeram as suas apresentações: as Associações Carnavalescas Olho Gordo do Matapi, Melado Entra, Xirizal, Carnágordinho, Unidos do Xavante, Orêia Seca, Rabo da Piranha e Atração da Ilha.
Quase todos os blocos trouxeram mensagens mensagem alegres e carnavalescas que encantaram o publico presente. Apenas um, o “Atração da Ilha’, apresentou estandartes, banners e cartazes promovendo e defendendo a Ecologia “que deve ser levada a sério em Cotijuba, urgentemente”;
O bloco mais antigo de Cotijuba, a Associação Carnavalesca “Xirizal” – também o pródigo em número de brincantes, 70 componentes – defendeu um Carnaval, alegre, participativo e sem problemas. O presidente, Otoniel Pereira, em pronunciamento no alto do palanque, afirmou “que Carnaval é para todos extravasarem as suas alegrias e mandar para o espaço, pelo menos por três dias, os males, os aborrecimentos e atrapalhações da vida”. Elogiou o trabalho do prefeito Duciomar Costa “pelo seu esforço de fazer um Carnaval voltado para o povo, começando na Aldeia Cabana e terminando aqui em Cotijuba, coisa que há muito tempo não via”.
“Rabo da Piranha”, - o bloco mais novo de Cotijuba com três anos - e constituído por membros da família Serrão de Rezende (comerciantes locais), e por professores locais e de Icoaraci - que possuem casa em Cotijuba -, foi o único que levou sambista para a passarela do samba cotijubense. A professora Sara Marina Serrão da Costa, uma bela morena, deu um show no palanque sendo muito aplaudida.
A também professora Rosete Fernandes defendeu o samba do bloco acompanhada por vários professores num coro bastante afinado.
O desfile de blocos do Cotijuba , além do prestígio dos moradores e dos muitos visitantes que escolheram a ilha para passar a quadra carnavalesca, teve participação de Walmir Gouveia (o Walmir do Cavaco), músico paraense, natural de Icoaraci, que se prepara para gravar o segundo cd, e que acompanhou o samba dos blocos; além de puxador estrangeiro, Pablo Meneses, natural do Peru – ele fala fluentemente o Português -, que puxou o samba do Bloco Carnavalesco “Unidos do Xavante”.
O presidente da Liga Cultural e Carnavalesca de Cotijuba, Cláudio do Amaral Ferreira (Boró) disse que “os carnavalescos não mediram esforços para que Cotijuba tivesse o seu desfile e o seu Carnaval, apesar da s dificuldades, mas… como a união faz força, eis aí um espetáculo simples, muito animado e bonito”.
Ele agradeceu a ajuda da Administração Regional do Outeiro e do seu titular Elinaldo Ferreira, “que muito colaborou para a realização desse evento. Foi uma parceria e tanto!”; da Fumbel, dos comerciantes locais e de Icoaraci "e de tanta gente que colaborou para que tivéssemos este espetáculo de alegria, vida e cores, mesmo com chuva que, aliás, faz parte do Carnaval”.

Nenhum comentário: