Powered By Blogger

9/05/2008

Preservação do Meio Ambiente foi tema do Desfile Escolar do Outeiro

Foto: João Gomes
Mais de quatro mil alunos participaram do desfile escolar da Ilha de Caratateua 2008, nesta quarta-feira/3 - que este ano se realizou no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças Coronel Antônio Carlos Moreira, da Polícia Militar do Estado -, promovido pela Prefeitura Municipal de Belém, através da Administração Regional do Outeiro, tendo Mestre - de Cerimônias, o advogado Otoniel Pereira, ex-agente distrital de Icoaraci.
O desfile teve início às 9h15m com o hasteamento das bandeiras nacional, do Pará e do Município de Belém, por Edriano João Ferreira, administrador regional, Maria do Socorro Costa, representante da Secretaria de Estado de Educação e Socorro Suely Rodrigues, diretora geral da AROUT, respectivamente, sob o acordes da Banda da Guarda Municipal de Belém.
Este ano a coordenação do desfile estabeleceu como tema “Viver o verde da Ilha de Caratateua”, com vistas à preservação do verde e do meio ambiente, que poderia ser desenvolvido pelas escolas e entidades participantes; além da escolha de uma área ambiental do Distrito para ser adotada.
Cerca de 20 entidades participantes entre escolas, associações, centro comunitários e escoteiros entenderam o recado e levaram para a pista o melhor de suas homenagens à Pátria Brasileira e, através do verde, mostraram para o público presente o fruto de suas criatividades; não apenas no garbo e na elegância das apresentações, como também, nas mensagens e performances desenvolvidas.
Uma delas foi apresentada pela Escola Estadual Geny Gabriel Amaral, da Água Boa. Dezessete17 dos 400 alunos presentes apresentaram a performance – em forma de teatro e
Dança – “Preservar a Cultura Popular”, tendo como fundo musical a música
“Pauapixuna’, de Paulo André e Ruy Barata, cantada e declamada pela diretora
Ednéia de Sampaio Marques.
Ela justifica “Apresentamos a este quadro, Preservar a Cultura Popular para manter a Amazônia, onde se entende que nos costumes nas danças e nos mitos da mata, estaremos incentivando o respeito pela nossa cultura popular a ambiental”.
Adoção - O apelo da AROUT para que cada participante tomasse para si a tarefa de cuidar de uma área de preservação, foi muito bem aceito.
A professora Silvânia Chaves, diretora do Centro Educacional Vitória, do bairro da Água Boa disse que a sua escola, adotou a Praia do Queiral (Fama); e juntamente com os seus alunos tudo fará para a preservação do ambiente natural, existente no local como a fauna, flora, ervas nativas e medicinais e fauna marinha.
O “chefe” José Maria Barral, responsável pelo Grupo Escoteiro Básico Guarani – Nº 34 da Região do Pará - adotou a Praça da Amizade e parte da Praia Grande “para fazer trabalhos de conscientização junto aos veranistas e aos moradores sobre a questão do lixo, distribuindo sacos e panfletos e plantando uma semente para que possamos ter uma praia sem sujeiras e locais mais limpos. Lançamos o slogan: Praia Limpa, Praia Linda”.
O Colégio Rui Barbosa (Brasília) e seus 600 alunos vão promover a preservação da área verde localizada no triângulo do bairro da Brasília, que já denominaram Triângulo Verde. “Lá existem grandes árvores centenárias que concentram uma diversidade de pássaros e que o sol brilha em suas copas”. A escola tem um objetivo: quer que o local seja transformado na Praça de Preservação Ambiental
Sobre o fato da mudança de local do desfile da Rodovia BL10 (Praça da Amizade) para a área do CFAP – desativada há poucos meses – o público aceitou de bom grado. Domingos Correa Bentes, natural de Espírito Santo do Tauá, e morador do Outeiro há mais de 51 anos (Água Boa), acha que o novo local do desfile escolar facilitou muito; não apenas as apresentações, como também a concentração e a diversão da garotada, já que o CFAP possui trilhas maravilhosas. Foi bom para as escolas e para o público. Ele só lamenta que o centro tenha parado.
O mesmo pensa José Esteves Botelho, do bairro da Brasília, com uma ressalva: que a Prefeitura interceda junto ao Governo do Estado para que o CFAP retorne ao Outeiro.
Participaram do Desfile Escolar do Outeiro; 2008: Centro Educacional Vitória – Água Boa, Centro Educacional Nobre Saber – Fidelis, Centro Educacional Estrela
– São João do Outeiro, Ação Beneficente “Amai-vos Uns Aos Outros”,
Centro Educacional Santa Terezinha (São João do Outeiro), Associação Pará Capoeira, Centro o Educacional Aprendendo para Crescer – Fidelis, Grupo Escoteiro Básico Guarani – São João do Outeiro - Colégio Rui Barbosa – Brasília, Centro Educacional 5 de Março – Água Boa, Escola Municipal Professor Elder Fialho – Brasília, Escola Estadual de Ensino Fundamental Brasília, Escola Estadual de Ensino Fundamental Franklin de Menezes – São João do Outeiro, Escola Estadual Colônia do Fidélis – Fidelis, Clube dos Desbravadores Manaim,
Escola Estadual Geny Gabriel Amaral – Água Boa, Escola Municipal Monsenhor de Azevedo – Itaiteua, Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor Eldorfe Moreira – São João do Outeiro e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Outeiro - São João do Outeiro, antiga Escola Pública do Outeiro, 57anos – com 1200 alunos.
Bandas participantes: Guarda Municipal de Belém, Escola Estadual de Ensino Médio Avertano Rocha, Escola Municipal Avertano Rocha, ambas de Icoaraci e
Escola Municipal João Milton Dantas II.

Nenhum comentário: