11/22/2008


ICOARACI REALIZA O 56º CÍRIO DAS GRAÇAS

O povo católico de Icoaraci realiza neste domingo pela 56ª vez, o Círio de Nossa Senhora das Graças. De acordo com o padre Pe. Raimundo Possidônio Carrera da Mata, titular da Paróquia de São João Batista e Nossa Senhora das Graças, a devoção a Nossa Senhora das Graças em Belém ganhou projeção a partir de 1949, quando um fato extraordinário aconteceu: um quadro com a imagem de Nossa Senhora verteu lágrimas na casa de uma humilde senhora chamada Zenóbia Castro, situada à Av. Conselheiro Furtado, entre 9 de Janeiro e 3 Maio.
Este episódio sacudiu o povo de Belém, pois se repetiu várias vezes atraindo um grande número de fiéis que, em caravanas, chegavam de várias partes do interior do Estado. Segundo testemunhas, até milagres aconteceram.
Em Icoaraci, então chamada Vila do Pinheiro, com uma população estimada em 10 mil habitantes, a comunidade católica apesar de ter como padroeiro São João Batista, reverenciava também dois outros santos: São Raimundo Nonato e São Benedito a tal ponto de lhes dedicar uma festividade com arraial em frente à matriz, procissões, etc. que durava cerca de 15 dias, do final do mês de agosto à primeira semana de setembro.
O ponto forte do arraial eram os leilões de objetos doados pela comunidade destinados a angariar fundos para o trabalho evangelizador e social da Paróquia.
Havia também as barraquinhas de comidas e bebidas, jogos, brincadeiras como roda gigante, barquinhos puxados à corda, pescaria, mão na cumbuca e bandas de música para alegrar os devotos, o que atraía muita gente, sobretudo nos fins de semana.
O episódio do “choro da imagem” mudou a face da devoção em Icoaraci.Muitas romarias passaram a ser organizadas desde o Pinheiro para a residência de D. Zenóbia, lideradas por devotos como José Maria Cunha (Braga), Bento Castro, Orlando Cunha, José Sobral e outras tantas pessoas que iam de trem até São Brás e de lá a pé, até o local do “milagre”. Ali presenciavam curas e outros fatos extraordinários operados, segundo os devotos, pela Santa.
A devoção em torno de N. S. das Graças cresceu tanto que no local foi construída uma capela, até hoje ali existente.A partir daí surgiu a idéia de trazer a devoção para a Vila.
Nesse tempo a paróquia era dirigida pelos Missionários da Sagrada Família. O pároco era o padre José Edmundo Endres e o Vigário padre Jacob Schiller. Ouvindo os apelos da comunidade, programaram para o ano de 1952 uma grande procissão que passaria a denominar-se CÍRIO, bem ao estilo do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.
O primeiro Círio foi realizado no 2º domingo de novembro de 1952, ocasião em que foi construída na lateral direita da Matriz uma capela especial com um nicho para colocar a imagem de Nossa Senhora das Graças.
A procissão foi acompanhada por um grupo expressivo de pessoas que participaram com fé e devoção. Esse acontecimento se deu na gestão de José do Couto Rodrigues (“Zé Papudo”) que juntamente com os diretores Edilberto Santos Dumont e Leandro Plácido Ferreira organizaram a procissão sob a coordenação geral do Pároco. Foi Leandro que compôs a letra do Hino de Nossa Senhora das Graças.
A primeira berlinda da Santa foi doada pela direção da Santa Casa de Misericórdia do Pará. Na verdade foram dois carros fúnebres que, depois de desinfetados foram adaptados para colocar sobre ele o nicho-berlinda. O outro serviu para o Carro dos Anjos. O carro da berlinda foi usado até o ano de 1989, quando foi substituído por um maior doado por José da Silva Barros.
A festividade de Nossa Senhora das Graças conviveu com a de São Benedito e São Raimundo Nonato durante vários anos. Porém, o crescimento da devoção e da festividade de Nossa Senhora, que também durava 15 dias, aos poucos foi esvaziando a dos dois santos até ser encerrada nos meados da década de 1960. Dos dois santos apenas as suas imagens na Igreja Matriz guardam a lembrança de sua festa e devoção.
Ao substituir os padres da Sagrada Família, monsenhor José Maria Azevedo, sacerdote diocesano e paraense, desde 1959, incrementou ainda mais a festa, colocando à frente dela pessoas de sua estima e amizade que se dedicavam totalmente à sua organização. Esses abnegados ficaram organizando a festa até 1977.
Ao assumir a Paróquia em 1977 o padre Jaime Sidônio procurou imprimir-lhe um cunho mais pastoral e evangelizador, dando início aos terços da alvorada (às 05h30m da manhã), motivando também para uma preparação mais intensa do Círio.
Em 1989 foi criada a Guarda de Nossa Senhora das Graças com o objetivo de ajudar e apoiar a organização da romaria do Círio juntamente com a diretoria da festa.
Em 1990 a chamada Barraca da Santa que funcionava ao lado da Matriz passa a para o Salão Paroquial; em 1983 a procissão contou com a presença de D. Vicente Zico, Arcebispo de Belém, e de D. Zenóbia Castro, proprietária do quadro milagroso.
Em 1994, foram introduzidas as peregrinações nas capelas e residências de Icoaraci e ilhas adjacentes.
Em 1995, a imagem da Santa que saía da Capela do Colégio de Lourdes no dia da Trasladação para a capela de São Sebastião, passa ser levada na antevéspera do Círio para a Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Agulha, em carreata. De lá, após celebração da Santa Missa, sai a Trasladação para a Capela de São Sebastião, no Cruzeiro.
Em 2002, foi celebrado o 50º Círio.
Alguns eventos marcaram esta data. A denominação da Paróquia, por força da grande devoção a Nossa Senhora passa a ser Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, por uma concessão de D. Vicente Zico. Também foram iniciadas as novenas de Nossa Senhora. No dia 27 de cada mês, a começar de fevereiro se celebra a Novena de Nossa Senhora.
Até 2005 as novenas eram celebradas na Matriz, passando em 2006 a ser celebradas nas comunidades. Também foram iniciadas em 2003 as peregrinações da imagem nas escolas e empresas de Icoaraci, o que tem proporcionado um incremento na devoção. As escolas encerram as celebrações na sexta-feira antes do Círio com uma expressiva participação.
Todos os anos, desde 1977, se reflete sobre um tema durante as celebrações em torno da festa. A partir de 2003 serviram de base para essas reflexões o Catecismo da Igreja Católica. No ano de 2007, o tema relacionou Maria com a juventude. E neste 2008, o tema é “Maria, eis teus filhos que clamam por vida e paz”, que será abordado com mais profundidade na Mensagem dos Párocos, na parte especial sobre o círio deste ano.
Todas essas mudanças só serviram para melhorar o aspecto do Círio em todos os sentidos e a melhorar a fé de nosso povo. Percebe-se isso através do aumento da participação das pessoas nos eventos relacionados à festividade: Semana Mariana, peregrinações, trasladação, Círio, quinzenário e homenagens.
●●●●●●

Mensagens dos Sacerdotes

MARIA, EIS OS TEUS FILHOS E FILHAS QUE CLAMAM PELA VIDA E PELA PAZ.

Mulher, eis o teu filho. Filho, eis tua mãe (Jo 19,26-27)
O Círio e festividade de Nossa Senhora das Graças deste ano de 2008 nos vem fazer um grande apelo e propor um grande desafio: como Maria, acolher o dom de Deus que é Jesus, a Palavra de Deus encarnada no meio de nós, e que nos confia uma grande missão.
Como Maria de Nazaré cheia de graça, somos convocados a assumir um grande trabalho de evangelização que leve as pessoas a descobrir o valor da vida humana em todas as suas dimensões e respeitar essa vida como um grande presente de Deus a cada um de nós.
Vemos com muita tristeza em nossa realidade de hoje, que esse dom está sendo maltratado porque há muitas pessoas sofrendo por causa do desprezo ou descaso pela vida, desde o ventre materno até o ocaso ou fim da caminhada da vida: bebês sendo mortos, crianças e jovens sendo violentados em vários aspectos da sua existência (educação deficiente, oportunidade de trabalho que não existe, falta de lazer sadio, envolvimento com drogas, assaltos...), adultos e idosos sendo desprezados em sua dignidade.
Tudo isso revela uma violência muito grande, um pecado grave que clama aos céus.Nossa Senhora aos pés da cruz sentia dores profundas em seu coração por ver seu filho tão desfigurado, tão maltratado, sofrer sem culpa pelos pecados da humanidade. Mas sabia no íntimo de sua alma que aquele sofrimento era redentor e libertador de toda a sofrida realidade humana.
Ali, ela recebeu de Jesus a missão de cuidar da humanidade sofrida: Mulher, eis teu filho! ... Eis teus filhos que também sofrem muitas dores pelo desprezo à vida humana em todos os tempos...
Ao contemplar e refletir sobre essas palavras e essa missão recebida por Maria, somos mais uma vez convocados a olhar para ela em sua passagem pelo meio de seu povo no dia do Círio e durante a festividade. Somos um povo que, com “o rosto banhado em pranto ainda crê” em sua intercessão junto do Pai e do Filho pela força do Espírito Santo que reza em nós.
Com as mãos “espargindo graças Maria abençoa a grande massa que lhe rende devoção”. Sua imagem que revela doce e suave expressão no olhar atento, provoca “explosão de delírios, que acalma e conforta seus filhos em volta dela a rezar”.
São “homens, mulheres, crianças, enfermos, corpos deteriorados, apoiados em esperança e fé, acreditando na Mãe do Salvador. A cada reza, cada pedido que um filho faz é esperança e fé”.Somos como João, o jovem apóstolo, que acolheu com amor e solicitude o pedido de Jesus: Filho, eis tua mãe!
Acolhemos Maria em nosso coração e fazemos nossa hoje sua grande missão: viver, anunciar, testemunhar a mensagem de Jesus ao mundo, pedindo a ela que nos ajude e encoraje a lutar pela vida de seus filhos e filhas abandonados e desprezados para que nossa Vila Sorriso de Icoaraci seja um lugar bom de se viver em paz, lugar de oportunidades e possibilidades de se viver com dignidade pelas aspirações e sonhos realizados em todas as dimensões e tempo da nossa vida.
Maria, cheia de graça, abençoe seu povo, nossas famílias, nossos jovens e crianças, os idosos e doentes, para que juntos não somente cantemos honras e louvores ao seu nome bendito, mas tenhamos força e coragem para mudar esse mundo tão perturbado e ameaçador da vida de seus filhos.
Viva Nossa Senhora das Graças!
Pe. Raimundo Possidonio Carrera da Mata
Pároco da Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças
Pe. George Jenner Evangelista França
Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima

Obs: Os textos entre aspas foram tirados da redação de Oberdan Pinheiro da Escola Avertano Rocha

●●●●●●

CÍRIO 2008 – PROGRAMAÇÃO

Peregrinações nas Comunidades - 10.10 – Nossa Senhora das Graças; 17.10– Nossa Sra. da Conceição; 24.10 – São José; 25.10 – Nossa Sra. da Libertação; 26.10 – Nossa Sra. do Livramento; 07.11 – Sagrado Coração de Jesus; 14.11 – N. Sra. Perpétuo Socorro;16.11 – São Geraldo 16.11 – São Sebastião
Obs.: Neste período a imagem visitará a Ilha do Outeiro e adjacências.
Programação: 20 a 24.10
19h – Semana Mariana.Local: Paróquia S. João Batista e N. Sra. das Graças. 26/10Missa do Envio das imagens. Local: Paróquia S. João Batista e N. Sra. Das Graças – 18h. Local: Paróquia Nossa Senhora de Fátima – 19h.
21/11 (sexta-feira)18h – Retorno das Imagens.Grupo de Canto: Ágape.Carreata para N. Senhora de Fátima.Antes da Missa: Traslado Solene da Imagem de Nossa Senhora das Graças do Colégio Nossa Senhora de Lourdes para a Matriz, sob a responsabilidade da Diretoria, Irmãs Cordimarianas e Guardas de N. Sra.Após a Missa: Inauguração da Iluminação da Matriz. Em seguida sairá a Carreata com destino à Paróquia de N. Sra. de Fátima, onde a imagem de N. Sra. das Graças permanecerá até o dia seguinte. Carro-som: União dos Grupos
22/11 (Sábado)18h30 –TRASLADAÇÃOMissa na Matriz de Fátima.Presidente: Padre George Jenner. Grupo de Canto e Animação Litúrgica: Paróquia N. Sra. de Fátima. Após a Missa: Trasladação com destino à Capela de São Sebastião no Cruzeiro.
23/11 – Domingo CÍRIO DE N. SRA. DAS GRAÇASMISSA – 07hLocal: Capela São SebastiãoPresidente: Padre Raimundo Possidonio Carrera da Mata e convidados. Liturgia: Equipe de Liturgia do Círio. Grupo de Canto: ÁgapeApós a Missa: Sairá o Círio com destino à Matriz de S. João Batista e N. Sra. das Graças.CÍRIO – Animação: União dos Grupos ● CHEGADA – MISSA SOLENE:Presidente: D. Orani João Tempesta, Arcebispo Metropolitano de Belém. Liturgia: Pastoral Litúrgica e CEBI. Grupo de Canto: União dos Grupos MISSA – 19h30. Tema: Feliz de quem promove a paz: Jesus Cristo é a nossa paz.Liturgia: Pastoral Litúrgica e CEBICanto: União dos GruposEscola participante: Colégio N. Sra. de Lourdes e Escola Estadual N. Sra. de Fátima II.
●●●●●●
QUINZENÁRIO DA FESTIVIDADE

TERÇO DA ALVORADA - Todos os dias às 06h - 24/11 (Segunda-feira) -MISS – 19h30. Tema: Maria, somos teus filhos que desejam viver num mundo onde reina a paz.Presidente: Pe. Ederaldo da Mata.Liturgia: Comunidade São José e N. Sra. da Conceição.Canto: São José.Escola participante: E. E. Rodolfo Tourinho e E. E . Teodora Bentes.
25/11 (Terça-feira) MISSA – 19h30. Tema: A força criativa do amor supera as barreiras da exclusão.Presidente: Pe. Antonio Pádua. Liturgia: Comunidades São Geraldo e São João Batista.Canto: ÁgapeEscola participante: E. E. Serra Freire e E. E. Feliz Lusitânia.
26/11 (Quarta-feira) MISSA – 19h30. Tema: No mundo da violência e do medo somos profetas da paz e da justiça do Reino de Deus.Presidente: Mons. Marcelino Ferreira.Liturgia: Comunidades N. Sra. das Graças e P. Socorro Canto: LivramentoEscola participante: E. M. Ogilvanise de Moura e E. E. Avertano Rocha.
27/11 (Quinta-feira) MISSA – 19h30. Tema: Somos chamados a viver a esperança em tempos de insegurança.Presidente: Pe. Bruno SechiLiturgia: Acólitos Canto: Ágape
28/11 (Sexta-feira) MISSA – 19h30. Tema: A Família, espaço de proteção à vida e educação para o amor.Presidente: Pe. Gonçalo Vieira.Liturgia: Escolas de Icoaraci Canto: Exército de Deus Escola participante: E. M. Raimundo Cardoso (Liceu) e E. M. Avertano Rocha.
29/11 (Sábado) MISSA DOS ENFERMOS – 08h30Liturgia: Pastoral dos Enfermos, Ministros da Comunhão e Vicentinos.Canto: união dos grupos. MISSA – 19h30: Tema: Buscar e edificar a verdade nos meios de comunicação.Presidente: Pe. Fábio QuintalLiturgia: Pastoral da Família e E.C.C.Canto: São JoséEscola participante: E. E. Izabel dos Santos Dias e Escola Semente do Saber.
30/11 (Domingo) MISSA – 07h. Canto: Ágape. CÍRIO DAS CRIANÇAS – 08h30Liturgia: Catequese, Continhas, S.I.M. e Pastoral da CriançaCarro-som: União dos Grupos MISSA – 19:30h. Tema: Fé e política caminham juntas para dignificar a vida.Liturgia: Guardas de N. Sra. Das Graças e S. João BatistaCanto: ÁgapeEscola participante: Colégio Santa Mônica, E. M. Madalena Raad e E. Lírios do Campo.
01/12 (Segunda-feira) MISSA – 19h30: Tema: Respeitar os direitos das pessoas é construir a vida numa sociedade livre.Presidente: Pe. Luiz Carlos.Canto: Exército.Escola participante: E. E. Iolanda Peralta e Colégio Ágape.
02/12 (Terça-feira) MISSA – 19h30: Tema: A proteção à vida passa pelo relacionamento com a Mãe Terra.Presidente: Pe. Joel Oliveira.Liturgia: Comunidades N. Sra. Do Livramento e N. Sra. da LibertaçãoCanto: LivramentoEscola participante: E. E. São Pedro e E. Eurico Gaspar Dutra (SESI).
03/12 (Quarta-feira) MISSA – 19h30: Tema: Que o amor e a justiça orientem a caminhada de uma nova humanidade.Presidente: Pe. Vicente Lotte.Liturgia: Comunidades S. Coração de Jesus e São SebastiãoCanto: São JoséEscola participante: E. E. Matos Costa e E. E. Fernanda Oliveira. 04/12 (Quinta-feira) MISSA – 19h30. Tema: Palavra de Deus, fonte de reconciliação, justiça e paz.Presidente: Pe. Francisco Sadock.Liturgia: Renovação Carismática Católica – R.C.C.Canto: Exército de DeusEscola participante: E. E. João Batista e E. M. Alfredo Chaves
05/12 (Sexta-feira) MISSA – 19h30. Tema: A Missão da Igreja é promover a cultura da paz e da vida.Presidente: Pe. Irineu.Liturgia: Apostolado, Marianas, Servos e Legião.Canto: ÁgapeEscola participante: Colégio CEI e Colégio Madre Celeste.
06/12 (Sábado) MISSA – 19h30. Tema: Celebrar a reconciliação, viver em paz.Canto: Ágape
07/12 (Domingo) MISSA – 07h.Liturgia: Pastoral Litúrgica.Canto: Exército de Deus. II CAMINHADA DA JUVENTUDE: Pela paz e pela vida. – 15h Celebrante: Pe. Carlos MISSA – 19h30 – Tema: Maria, Mãe de Jesus Cristo, o Príncipe da Paz.Presidente: Pe. Carlos.Liturgia: Catequese 1ª Eucaristia e Crisma.Canto: União dos Grupos
08/12 (Seg) - RECÍRIO - MISSA – 19h30. Presidente: Pe. George Jenner Liturgia: Paróquia de FátimaCanto: Paróquia de FátimaApós a Missa: Procissão conduzindo a imagem de N. Sra. das Graças para o Colégio Nossa Senhora de Lourdes, encerrando a Festividade. Carro-som: Ágape
●●●●●●
NOITÁRIOS DA BARRACA DA SANTA
23/11 (Domingo): Comunidade em Geral.24/11 (segunda-feira): Guardas de N. S. das Graças e de Fátima25/11 (Terça-feira): Lions Clube de Icoaraci26/11 (Quarta-feira):Colégio Nsa. Sra. de Lourdes27/11 (Quinta-feira): Famílias Rotarianas 28/11 (Sexta-feira):Agências bancárias e Distribuidora Cerpa de Icoaraci29/11 (Sábado):Diretoria do Círio30/11 (Domingo):Comunidade em geral 01/12 (Segunda-feira):Guarda de São João Batista02/12 (Terça-feira):Correios e Pastorais 03/12 (Quarta-feira):Melhor idade e Artesãos04/12 (Quinta-feira):Comércio em geral05/12 (Sexta-feira):Agência Distrital de Icoaraci 06/12 (Sábado):Escolas de Icoaraci
●●●●●●
Agradeço o apoio e a colaboração de Ângela Silva, responsável pelo blog: http://ciriodeicoaraci.blogspot.com, criado este ano especialmente para divulgar o Círio da nossa Vila Sorriso.
●●●●●●
O redator, colunistas, colaboradores e amigos do Jornal do Feio desejam a todos os nos honram com o seu acesso e leitura em Icoaraci,
Feliz e Abençoado Círio de Nossa Senhora das Graças

Nenhum comentário: