Powered By Blogger

11/22/2008

Missão à China pode render estaleiro de grande porte para Outeiro



A Missão à China liderada pela governadora Ana J ulia Carepa fez um dos mais promissores contatos em Xangai, mais importante centro comercial do país. Recebidos pelo presidente da empresa Sinopacific Shipbuilding Group, Simon Liang, a reunião poderá resultar na instalação de um estaleiro em Outeiro.
A governadora Ana Julia Carepa e a delegação paraense na Missão China fizeram ainda uma visita de cortesia à sede da empresa Vale, em Xangai. Os principais assuntos em pauta foram a exploração de minério de ferro no Estado e a construção de uma usina térmica, totalmente custeada pela empresa, no município de Barcarena.

Os Fatos

Xangai - Um dos mais promissores contatos feitos na China aconteceu na cidade de Xangai – o mais importante centro comercial do País. A governadora e o grupo de empresários e políticos que participaram da Missão à China foram recebidos por Simon Liang, presidente da empresa Sinopacific Shipbuilding Group. A reunião poderá resultar na instalação de um estaleiro de grande porte em Outeiro.
Com apenas cinco anos de existência, o grupo Sinopacific é uma das maiores empresas privadas da China e registra um dos maiores índices de crescimento do planeta: 90% ao ano. O empresário disse à governadora que tem grande admiração pela cultura latina e reafirmou seu grande interesse em instalar um estaleiro no Pará.
O Sinopacific Shipbuilding Group constrói navios de grande porte, como graneleiros, navios-tanque, petroleiros e de transporte de gás e de produtos químicos. Utiliza tecnologia de ponta e tem um sistema de gerenciamento próprio baseado no lema simple but perfect (simples, porém perfeito)”. A empresa costuma treinar todos os funcionários e terceirizados. Em Xangai, mantém uma escola técnica de alta qualidade, com três mil estudantes. A escola e outras seis empresas – das quais quatro são estaleiros - constituem o grupo.
Em 2008, a empresa construiu 43 navios de grande porte e, nos últimos cinco anos, ampliou o número de funcionários de mil para 20 mil pessoas. No ano passado, as vendas chegaram a 8,4 bilhões de dólares.
Incentivo - A governadora informou que o Pará está disposto a oferecer suporte a toda iniciativa que venha a beneficiar o Estado. “O governo incentiva a implantação de empresas que agreguem valor aos nossos produtos”, disse Ana Julia Carepa. Ela acrescentou que o Pará dispõe de uma área adequada para a instalação de um estaleiro e convidou o presidente Simon Liang a visitar o Pará e inteirar-se dos detalhes. “O governo do Pará está à disposição do Grupo Sinopacific para prestar todos os esclarecimentos e dar o apoio necessário a fim de que a empresa possa vir para o nosso estado e gerar empregos e bem-estar para a nossa população”, reafirmou a governadora.
O empresário observou que o apoio do governo estadual é um importante fator a favor da escolha do local em que será implantado o estaleiro. Ele disse que se a empresa escolher o Pará como local do novo estaleiro, vai instalar uma escola técnica no Estado, que oferecerá gratuitamente cursos técnicos de alto nível para a população local.
O presidente da Companhia Docas do Pará (CDP), Clythio van Buggenhout, é um entusiasta da idéia da implantação da empresa no Pará. Ele já havia se reunido anteriormente com o empresário Simon Liang e ajudou a construir a agenda de reuniões entre a empresa e o governo do Pará.
_____________
Sônia Zaghetto

Nenhum comentário: