Powered By Blogger

11/16/2008

Rádio Cultura OT retorna com força total em 2009


Uma boa notícia para os que prestigiam este jornalzinho eletrônico e que residem no interior do Pará e alguns países próximos acima da linha do Equador, da Ásia, África e Europa: a partir de Janeiro, a Fundação de Telecomunicações do Pará – Funtelpa vai voltar as suas vistas para um projeto ousado: o retorno na onda 60, 61 metros – Onda Tropical, da Rádio Cultura OT.
De acordo com o e radialista Antônio Carlos de Jesus dos Santos, diretor de Rádio da Funtelpa, a alta direção do órgão -, leia-se professora/doutora Regina Lima, para os mais chegados Ré Bacana. Presidente – juntamente com seus competentes diretores, pretende devolver aos paraenses um bem que lhes foi tirado de forma abrupta e irresponsável – RÁDIO CULTURA OT, há quase 12 anos
Inaugurada no início de 1977, a Rádio Cultura OT prestava um grande serviço ao Pará.
A partir das instalações - Com o parque de transmissão instalado em Marituba e utilizando equipamentos moderníssimos para a época, desde transmissor (provavelmente importado), antena e sistemas irradiantes com 10 quilowatts de potência e uma programação regionalizada e voltada especialmente para o interior do Estado. A Rádio Cultura OT fez escola.
Muitos profissionais do microfone que hoje atuam nas emissoras citadinas deram os seus primeiros passos na emissora de Marituba.
E a propagação? Conforme Hilton Silva, do Setor de Recursos Humanos da Funtelpa, o som da Rádio Cultura OT ia longe. Quase que diariamente chegavam cartas provenientes da América do Sul, Guiana, Ásia, África e Europa, etc. eram assinadas por brasileiros – do Pará e outros Estados - residentes em países destes continentes, dizendo que o som da RC-OT chegava “bombando”. Cartas escritas em Português, espanhol, inglês e alguns dialetos africanos e asiáticos. Alguns achavam que a emissora oficial do Estado do Pará tinha “uma senhora’ potência.
Mas existe uma explicação lógica: o sistema irradiante da Rádio Cultura – OT estava muito bem localizado e, assim, a onda onidirecional não só atingia à Região Amazônica e arredores, como em sua volta em redor do globo era reforçada por outros fatores que somente a eletrônica pode explicar.
Antônio Carlos de Jesus dos Santos, afirma não tem sido fácil, recuperar a Rádio OT, levando-se em conta que o canal foi devolvido para o Ministério das Comunicações; e foi preciso muito convencimento para que a rádio não se extinguisse, além do esforço inquestionável da Professora Regina Lima que está se empenhando para conseguir o financiamento para a compra dos equipamentos
Sinal forte, 10 quilos com novo transmissor completamente moderno, já em semicondutor, novos sistemas irradiantes, nova torre de link, equipamentos de ponta, tudo novo. O local - área da antiga Pirelli, entre Marituba e Benevides, que está sendo preparado para receber a primeira mídia que deu vida a Fundação de Telecomunicações do Pará – Funtelpa.
Na área será construído um prédio que abrigará o transmissor – que está sendo estudado e pesquisado junto aos fabricantes. Esses equipamentos não são baratos... mas está sendo levada em conta a eficiência, qualidade, a importância e a contribuição que a Rádio OT pode dar na integração do Estado, já que tem uma enorme capacidade de cobertura.
Regina Lima está negociando com o Ministério das Comunicações, a
retomada do canal – que graças a Deus, não está perempto – para em breve, juntamente com o governadora Ana Júlia Carepa, ligar a chave que colocará mais uma vez no ar, a Rádio Cultura OT.
Nosso povo do interior merece o melhor; ou seja, merece uma nova,
novíssima, Rádio Cultura OT, com a qualidade e som de FM. (A.F.)

Nenhum comentário: