Powered By Blogger

4/21/2008

Caratateua festejou o 115º aniversário


O povo da Ilha de Caratateua/Outeiro comemorou o 115º aniversário ocorrido na segunda-feira/14; contudo, comemorado no sábado/15, com uma vasta programação durante todo o dia, tendo como palco o estacionamento da Praia Grande
Pela manhã, a partir das 08h, a professora Paula Santos, do Centro Cultural “Sementinhas do Gênesis” leu uma mensagem denominada “Momentos de Reflexão”. Em seguida foram abertas as oficinas culturais e teve início uma gincana cultural com a participação de várias escolas outeirenses, que executaram inúmeras tarefas valendo pontos.
Uma mesa julgadora constituída pelo economista e publicitário José Santos Croelhas; Lauro Fernando Pastana, figurinista, arte educador, carnavalesco e presidente da Escola de Samba ”Estação 1ª do Samba”, campeã do Carnaval 2008; Mil tom Bezerra, decorador e a professora Wilma Silva da Silva, da Escola de Samba Mocidade Olariense, apontou as escolas vencedoras.
Premiação - A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Outeiro, conquistou o primeiro lugar da gincana com 765 pontos, fazendo jus a um televisor de 20 polegadas, entregue pela diretora geral da AROUT, Socorro Suely Rodrigues, - que representou o administrador regional Elinaldo Ferreira -, à diretora professora Maria do Carmo Martins; o segundo lugar coube ao Centro Educacional e Comunitário “Sementinhas do Gênesis”, do bairro do Fama, que ganhou uma impressora de computador , entregue por José Croelhas, e o terceiro lugar foi para a Escola Estadual de Ensino Fundamental Geny Gabriel Amaral. Edinéia Marques Pinho, da direção da escola, recebeu das mãos de Lauro Pastana, o prêmio, um DVD.
Todas as escolas participantes da Gincana Cultural o “Troféu 115 anos de Caratateua”, criado e preparado pelo artesão Paulo Oliveira, utilizando a fruta do cupuaçu.
Serviços - Enquanto acontecia, a Gincana Cultural e um torneio organizado pelo professor Geraldo Magela Miranda, em outro local do estacionamento da Praia Grande entre os estudantes outeirenses, os parceiros do evento desenvolviam várias atividades, como corte de cabelo e higienização da pele pelo pessoal do Projeto Ama Belém; atendimento médico/odontógico feito pela Unidade Municipal de Saúde do Outeiro; A Funpapa colaborou com um posto de orientação CRAS e do, Conselho Tutelar. A Funbosque e o Grêmio Recreativo e Cultural “Arrastão da Ilha” durante a manhã fizeram doação de mudas de plantas.
Cultura - Após as 15 h, escolas, entidades e associações culturais de Caratateua promoveram a recitação de poesias alusivas aos 115 anos de Caratateua, seguida de uma apresentação de capoeira por um grupo de alunos da Associação Pará Capoeira, sob a orientação do contramestre Jairsom Menezes e direção do professor Edilson Paiva.
Música - A partir das 17 h começaram as apresentações folclóricas e musicais, com Kinkas Paraense, Banda do Tocantins, Grupo Regional do Curuperé, Grupo Tupiniquim e o Grupo Tucuxi.
Não obstante a chuva forte que se abateu sobre o estacionamento, ninguém arredou o pé para aplaudir Mauricio Amaral e banda que levantou a platéia que cantou e dançou junto com o artista no meio do temporal.
Com a chuva amainada, apresentou-se a seguir a banda “Companhia do Tecno” e a sua parafernália eletrônica com um show de uma hora e meia, sob os protestos do público que queria mais.
No final a crooner da “Cia do Tecno”, Keila Lima, comandou o “Parabéns para você”, em meio a um grande show pirotécnico. Em seguida foi cortado o bolo do aniversário – que continha a frase “Eu amo Caratateua – encerrando a noite festiva.
Presente - A Comissão Organizadora do Aniversário da Ilha de Caratateua - 115 anos, juntamente com os representantes de entidades escolares e comunitárias, resolveu escolher por votação aberta, uma rua para ser asfaltada, como presente aos 115 do Distrito.
No primeiro escrutínio foram eleitas seis artérias: Rua das Mangueiras, São João do Outeiro. Avenida Ubirajara Filho, Brasília; Rua da FAB, Itaiteua; Rua Nova República, Água Boa; Estrada Tucumaêra, Fama e Rua Principal do Fidélis, no bairro do mesmo nome. Uma urna foi montada na sede da Administração Regional e a votação teve início na segunda-feira/14 e terminou as 16h30m de sexta-feira. Procedida à apuração, o resultado favoreceu a Estrada Tucumaêra por 407 votos. Compareceram e votaram 916 pessoas

Nenhum comentário: