Powered By Blogger

4/27/2008

Presença de Luiz Lima Barreiros


TEILHARD E GARAUDY:
O PONTO ÔMEGA

(Dedicado aos irmãos Clódovis e Leonardo Boff)

Não vamos fazer uma análise da obra do Padre Pierre Teilhard de Chardin. Temos como premissa que o leitor já a conheça, em parte ou globalmente.
Vamos apenas colocar os principais elogios, e as refutações que o filósofo marxista francês Roger Garaudy faz a ela, em seu livro “Perspectivas do Homem”

APROXIMAÇÕES

Para Teilhard de Chardin – e deste ponto de vista ele se aproxima do marxismo – a dialética confunde-se pura e simplesmente com o movimento real, cujas articulações a ciência sublinha. O padre Teilhard conssidera o transformismo como um caso particular da história universal, que compreende a história da matéria, da vida e do homem.
Frase de Teilhard: “É portanto da História, finalmente, que me aproximo, mais do que da metafísica, em que matéria e espírito estariam englobados numa mesma explicação coerente e homogênea do mundo”. (Carta de 11.10.1936, citada por Claude Cuénot).
Frase de Karl Marx: “Só conhecemos uma única ciência da História... enquanto houver homens, a história da natureza e a história dos homens, condicionar-se-ão reciprocamente”. (in “A Ideologia Alemã”)
Frase de Teilhard: “Pergunto-me hoje, se a humanidade não se está realmente dividindo entre os que crêem e os que não crêem no futuro do Universo. E, sinto-me mais do que nunca decidido a juntar-me aos primeiros para a conquista do mundo”. (Carta de 04.05.1935)
Frase de Garaudy: “O Padre Teilhard jamais definiu a sua política a respeito de tal ou qual partido.
Mas sua concepção do mundo é incompatível com toda doutrina fundada no pessimismo e no conservadorismo, que dele decorre. É isto que levanta contra ele a cólera dos conservadores”. (pág.193 de “Perspectivas do Homem”)
Mas,
“O Padre Teilhard de Chardin jamais apresenta os problemas históricos atuais,nem os das guerras, nem os das crises, em função de uma análise das relações de classe. Este ponto de vista puramente biológico sobre os fenômenos sociais, esse desconhecimento do caráter específico do social e de suas leis em relação ao biológico e suas leis, constitui a principal debilidade dos estudos do Padre Teilhard, nesse domínio”. (Garaudy, obra citada, p.195).

AFASTAÇÕES

Segundo Roger Garaudy:
a) Para Teilhard o homem traz e resume em si o movimento inteiro do universo. Sua fenomenologia busca as significações do real colocando-se no término do movimento. É definitivamente uma explicação pela finalidade. Portanto, longe de superar o marxismo, a obra de Teilhard fica aquém do marxismo. E, Garaudy,continua:
b) Teilhard procede a uma exrapolação perigosa: assim como quis aplicar aos fenômenos sociais as leis do desenvolvimento biológico, sem levar suficientemente em consideração a especificidade do ser em cada um de seus graus de complexidade, nem a mudança qualitativa que se opera na passagem de um grau para o outro. Teilhard estendeu às formas mais elementares da matéria física a concepção da interioridade que caracteriza o psiquismo humano.
c) Sua fenomenologia da natureza vê apenas diferença de grau, onde existe mudança qualitativa; colocando assim o espírito no princípio de todo o movimento. Posição que Garaudy chama de “uma variante do idealismo objetivo”.
d) Teilhard introduz na natureza uma forma de energia orientada, que a ciência não pode reconhecer nem caucionar.
e) “O finalismo, em nome do qual Teilhard julga que toda gênese deve compreender-se por seu termo, o conduz ao idealismo pelo qual o espírito que põe os fins é o esforço último do mundo “ (p.180 ,Garaudy) Frase de Marx: “A razão sempre existiu , se bem que nem sempre sob forma racional”.
f) Teilhard conheceu pouco e mal o marxismo, mas aderiu inevitavelmente a certos termos fundamentalmente desta filosofia: dialética da natureza e humanismo otimista e conquistador.Como já falamos. E, apesar de ter um pensamento espontaneamente dialético, Teilhard não tem clara consciência desta dialética.
Isso se exprime através de duas grandes lacunas em seu pensamento:
1- Não analisa o fenômeno da alienação, porque não percebe o seu condicionamento social, por um regime de economia mercantil, que vicia todas as relações humanas.
2- Não dá importância devida à natureza, nem no desenvolvimento das contradições dialéticas da Natureza, e nem no da História.
g) Garaudy acha que Teilhard dá um lugar exíguo à significação e ao papel da transcedência. Etc...

DUAS VISÕES DO MUNDO FUTURO

Na visão de Marx, a relação entre esse homem novo e a natureza (“o homem é a natureza tomando consciência de si”), ou seja, sua própria natureza antropológica, será a de um artista. O homem realizará sua tendência natural de dispor das coisas “de acordo com as leis da beleza”. Neste sentido, o comunismo é um ideal estético. E, a atividade econômica se tornará atividade artística, com a indústria sendo a avenida suprema da criação, e o próprio planeta se tornará a obra de arte do homem novo. O mundo alheado dará lugar a um mundo estético. Como diz Marx, nos “Manuscritos Econômicos e Filosóficos”, de 1844:
“O reino da liberdade começa onde finda o trabalho árduo ditado pela necessidade , e por fins exteriores; por conseguinte, em virtude da natureza das coisas, ele se acha para lá da esfera da produção material propriamente dita... para lá da produção material, onde o reino da necessidade começa o desenvolvimento da fôrça humana que é um fim em si, um verdadeiro reino da liberdade e que, não obstante, só pode surgir todo esse reino de necessidade como base. O homem se definirá pelo seu ser, e não pelo seu ter”
O padre Teilhard de Chardin descreve assim o Ponto Ômega:
“Um Terra cujas necessidades sempre mais acrescidas e cujo interesse sempre mais em suspenso,encontrarão sua saída vital, no ato de tudo aprofundar, de tudo ensaiar, de tudo prolongar. Uma Terra em que os telescópios gigantes e os desintegradores de átomos, absorverão mais ouro e suscitarão mais admiração espontânea que todas as bombas e todos os canhões. Uma Terra onde não somente para o exército agrupado e subvencionado dos pesquisadores, mas para o homem da rua, o problema do dia será a conquista de um segredo e de um poder a mais arrancados aos corpúsculos, aos astros ou a matéria organizada. Uma Terra onde, como já acontece, é para saber e ser, antes de que para ter, que se dará a vida”. (in “O Fenômeno Humano”,p.311, Teilhard).
TEILHARD E A CENSURA

Em 1926, os Superiores dos Jesuítas ordenaram-lhe cessar todo o seu ensinamento no Instituto Católico.
Em 1933, Roma também ordena que o Padre Teilhard se recuse a qualquer função em Paris. Em 1938, é-lhe proibido publicar “A Energia Humana”. Em abril de 1941, Teilhard envia a Roma sua obra principal: ‘O Fenômeno Humano”. À 6 de agosto de 1944, toma conhecimento de que sua obra foi rejeitada pela censura eclesiástica. Só aparecerá depois de sua morte.
Em setembro de 1947, é convidado a não mais escrever filosofia. Em 1948, é-lhe proibido aceitar a cátedra que se lhe oferece no Colégio de França. Em julho de 1950, a censura rejeita “O Grupo Zoológico Humano”. Em 1955, proíbem-no de participar do Congresso Internacional de Paleontologia.
A hierarquia católica não cessou durante toda a sua vida, de priva-lo dos meios de expressão. Até sua morte, afora alguns artigos técnicos,sua obra só foi conhecida, através de fragmentos mimeografados que circulavam furtivamente.
TEILHARD: GALILEU E PROFETA

O Padre Teilhard de Chardin teve perfeita consciência das fontes de hostilidade com que se defrontava. Em 1951, comentando as discussões da Semana e Intelectuais Católicos,sobre o tema da esperança, escrevia:
“A Semana deste ano terá mostrado uma vez mais como há no presente momento dois cristianismos em conflito: um cristianismo de menosprezo pelo mundo (ou de evasão); e um cristianismo de separação (ou de evolução)”. (Carta de 02.05.51, citada porCuénot)
O cristianismo faz desertores e falsos irmãos: eis aí o que não podemos perdoar”. (in ‘O Meio Divino”).
Podemos mesmo dizer que o último concílio ecumênico, e o admirável papa João XXIII, foram conseqüências da obra de Teilhard Chardin.
E, para semana voltaremos com assuntos mais amenos.
“O ser humano é massa estelar , refletindo sobre estrelas” CARL SAGAN (astrônomo)
___________________

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é, Aldemyr : demorou, mas saiu... e as novas fotos foram mandadas três vêzes (a minha cópia, sempre abria - algum problema,no computador ?)...

Uma cidade, e uma sociedade, que cresce, debate idéias...e não só o gol de meu clube, ou a eleição de miss, não sei o quê...cuidado, com os terremotos...

SE É PRECISO FILOSOFAR, FILOSOFEMOS...SE NÃO É PRECISO FILOSOFAR, FILOSOFEMOS AINDA...PARA PROVAR QUE NÃO É PRECISO FILOSOFAR : Aristóteles

LUIZ LIMA BARREIROS
BELÉM,PA - 27.04.2008 - 18,30 horas