Powered By Blogger

5/12/2008

Ana Júlia e Ré Bacana prometem o novo sinal da TV Cultura para junho


Desde sábado/10, cerca de 20 mil pessoas que vivem na Região do Xingu, ao longo da rodovia Transamazônica, recebem o sinal da TV Cultura do Pará, com a inauguração da retransmissora da rede no município de Medicilândia. Com mais essa inauguração, já são 13 os municípios que recebem a programação educativa da TV pública paraense.
Em Medicilândia, o projeto de instalação da antena que propaga o sinal da TV Cultura, através do canal 5, contou com o apoio da Prefeitura, que doou o terreno onde foi instalada a torre de transmissão e o prédio da TV.
Para o assessor da Prefeitura, Valderi Machado de Oliveira, que acompanhou de perto as obras, a nova programação vai aproximar o município do restante do Estado. "Será muito bom. Tenho passado de sala em sala nas escolas da cidade e percebi que a expectativa é muito grande, porque veremos nela os acontecimentos de Medicilândia e de todo o Estado", ressaltou.
De acordo com Valderi, somente a programação de uma emissora de televisão chegava ao município. Quem quisesse escolher o que assistir teria de adquirir uma antena parabólica para captar, inclusive, a programação da Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa). Segundo ele, mais de 30% da população não tem parabólica em casa.
Estiveram presentes à inauguração a presidente da Funtelpa, Regina Lima, e o diretor da TV Cultura, Paulo Roberto Ferreira, além de autoridades locais e da população, que receberá a programação pelo canal 7.
História - O município de Medicilândia fica a 90 quilômetros de Altamira. A origem da cidade está relacionada à implantação de programas de colonização na Amazônia, na década de 70, durante o Regime Militar.
O município foi oficialmente emancipado em 1989. A fertilidade do solo aumentou a produção no setor agrícola e permitiu a implantação de uma usina de beneficiamento de cana-de-açúcar, para a produção de açúcar e álcool.
Novo sinal – Uma fonte da Funtelpa confidenciou ao Jornal do Feio que em meados junho próximo entrará no ar o novo sinal da TV Cultura – canal 2 de Belém, através de um possante transmissor de 44 KW. O moderno equipamento – que por sinal já se encontra em Belém - emitirá um sinal forte, limpo e claro que possibilitará atingir em linha reta até quase o municio de Castanhal graças, também, a potência irradiada de mais de 60 quilowatts; ou seja, será a emissora de TV mais potente de Belém.
Enquanto isso Regina Lima – a nossa Ré Bacana, que continua mais bacana do que nunca – Paulo Roberto Ferreira, Carlos de Jesus dos Santos junto com o pessoal da engenharia, estão mexendo no prédio da Funtelpa para se adaptar e receber o novo equipamento transmissor da TV, um pouquinho maior do que o atual de cinco quilowatts.
A antena da TV Cultura também será mexida. Os elementos de transmissão, ou seja, aqueles três painéis em forma de borboleta que encimam a torre da Avenida Almirante Barroso serão trocados por novos, além dos irradiantes onidirecionais.
OT resgatada - Ré Bacana tenciona, tão logo coloque no ar o novo e potente sinal da TV Cultura resgatar a Rádio Cultura AM - Onda Tropical – a primeira emissora da Funtelpa, criada no primeiro governo de Jader Barbalho e ineexplicavelmente fechada em 1998, e que funcionava em Marituba, onde hoje existe uma unidade da Polícia Militar do Estado.
Por um triz a Funtelpa quase perde a concessão da Rádio Cultura. Graças aos esforços da presidente da Funtelpa e o apoio da governadora Ana Júlia Carepa junto ao Ministério das Comunicações, a emissora foi salva, Em outras palavras, os 60 metros da Onda Tropical continuam com a Funtelpa
Tem mais: breve, muito breve a Rádio Cultura AM – Onda Tropical voltará ao ar com as mesmas características de antanho, isto é, 10 quilowatts - ou mais -, programação especial voltada para o interior, atingindo os 143 municípios paraenses.
A emissora, que a exemplo da Fênix da mitologia grega ressurge das cinzas, disporá de transmissor e equipamentos moderníssimos, antenas e sistemas irradiantes de ponta.
Ré Bacana e o Governo do Estado atualmente procuram um local amplo – de preferência um pouco afastado do centro de Belém – para reinstalar a emissora de ondas tropicais da estatal responsável pelas comunicações de rádio e TV do Estado.
A previsão de cobertura da nova Rádio Cultura OT é, não somente o Estado do Pará e arredores, como toda a Região Amazônia e parte significativa da América Latina, com um som limpo e forte, sem interferências..
O Pará voltará ser ouvido.
Cultura FM - Por último, a incansável Ré Bacana e seu pessoal vão se ocupar da Cultura FM – que, por sinal esteve fora do ar desde as oito horas de domingo/11. até o meio dia desta segunda/12 para ajustes técnicos e revisão geral nos equipamentos eletrônicos, de transmissão, áudio, etc… de modo que o som da emissora continue forte e cristalino.
Primeiramente a Rádio Cultura ganhará um transmissor digital de 20 kilowatts; os elementos que compõem, a antena de transmissão serão substituídos por novos. de acordo com as exigências do novo sistema de transmissão, além de outros melhoramentos, de modo a agradar cada vez mais os ouvintes, principalmente aqueles mais cativos.

Nenhum comentário: