Powered By Blogger

5/23/2008

Representantes italianos visitam Icoaraci, Outeiro e Cotijuba


Com a finalidade de verificar os resultados obtidos com os termos da cooperação bilateral firmados desde 2005 a fim de atender a projetos que beneficiam pessoas com a distribuição de água , representantes governamentais das cidades irmãs, Belém (Brasil) e Pontassieve (Itália) - Marco Mairagui Alessandro Sarti -, visitaram pela manhã de quarta-feira/ 21, os sistemas de abastecimento de água e esgoto sanitário nos Distritos de Outeiro e Icoaraci, respectivamente, São João do Outeiro e Águas Negras.
A visita se estendeu pela Escola Bosque e orla de Outeiro e ilha de Cotijuba, local com 60 quilômetros quadrados, destes, 20 quilômetros de praias. Segundo Raul Meireles, presidente do SAAEB, e representante da Prefeitura Municipal de Belém, a cooperação entre as cidades de Belém e Pontassieve deu certo. “Agora estamos em busca de novas parcerias e eles (representantes de Pontassieve) acenam positivamente para a possibilidade de novos investimentos”, declarou.
Outeiro - O sistema de São João do Outeiro, inaugurado em janeiro de 2007, foi o primeiro a ser visitado pela comitiva italiana. Em total funcionamento, o sistema integra um poço com profundidade de 270 metros profundidade e, se utilizado 100% da capacidade da vazão, o sistema pode jorrar até 290 metros cúbicos por hora.
Atualmente, o número de ligações é de 2,7 mil casas, mas, segundo o engenheiro do SAAEB, Francisco Rendeiro, com a expansão da rede, o número de ligações pode chegar a 3,5 mil. Ele ressaltou o grau de potabilidade adquirido com o sistema utilizado através da captação subterrânea da formação de Pirabas. “A água vinda dessa profundidade está apta para o consumo humano, basta apenas adicionar cloro para evitar infecção na rede e fluor para evitar cáries”, comentou.
A visita prosseguiu pela orla de Outeiro, ao longo da Praia do Amor. Raul Meireles mostrou aos visitantes o sistema de tratamento de esgoto sanitário e disse que antes o esgoto era despejado “in natura” no rio, agora, com o tratamento de câmaras, biofiltros e caixas de areia, que chega a 97% do esgoto produzido, a qualidade de vida da população de Outeiro aumentou. “Conseguimos melhorar muito o impacto ambiental causado ao longo dos anos na praia do Amor”, comentou o representante da PMB.
Icoaraci - O grupo visitou o sistema de Águas Negras I. Em referência ao convênio firmado, que teve um custo total na ordem de R$ 1.450 milhão, a torre do reservatório de água possui a bandeira da cidade de Pontassieve. Emocionado com a força da água ao abrir o reservatório de Águas Negras, sistema, este, que recebeu ajuda financeira da cidade de Pontassieve, em torno de 700 mil euros, o representante oficial da cidade italiana,
Marco Mairagui- visivelmente encharcado e emocionado - disse sentir-se realizado ao ver o projeto pronto, acabado e funcionando, após três anos de investimento no Águas Negras I. O sistema possui uma reservação de 500 mil litros de água, uma rede de 13 mil metros de extensão e atende a 1200 ligações, beneficiando cerca de seis mil pessoas.
Solicitações - Sérgio Cruz, líder do Centro Comunitário de Santa Paula agradeceu a presença das autoridades e disse que o investimento melhorou a vida de muitos moradores de Outeiro. O comunitário aproveitou a oportunidade e repassou projetos de interesse comunitário para serem analisados pelo líder político de Pontassieve. O sistema já foi ampliado em função do crescimento populacional e, com recursos da Prefeitura, na ordem de R$ 1 milhão, foi possível estender a rede de distribuição de água para as comunidades do Recanto Verde, Parque Zogby, 7 de Setembro, Uxiteua e a Vila dos Inocentes.
As comunidades integram o sistema denominado Águas Negras II. Luca Filgueiras, téxnixo do SAAEB disse, que com a ampliação, mais 11 mil pessoas foram contempladas, totalizando 2.200 novas ligações através de mais 15 mil metros de rede de distribuição.
Cotijuba – Logo após, a bordo do navio/motor “Lady Nara”, o grupo seguiu para Cotijuba, onde foi recepcionado pela comunidade. Após uma visita às ruínas do antigo Educandário Nogueira de Faria, Marco e Alessandro e comitiva apanharam um trenzinho (puxado por trator tipo “pula pula”) e se dirigiram para a Pousada Farol - em frente a praia do mesmo nome – onde foram homenageados com almoço na base de filhote grelado e cozido com tempero nativo, tucupi, verduras e hortaliças, além de açaí com farinha de tapioca, numa cortesia da Prefeitura de Belém/Administração Regional do Outeiro e do empresário João Durval Osório, proprietário da pousada.
Projeto - Em seguida, Raul Meireles apresentou junto com técnicos e engenheiros do SAAEB, a nova proposta de parceria, desta vez, para atender com investimento na construção de uma extensa rede de distribuição com água potável para os seis mil moradores da ilha.
Luca Filgueiras, autor do projeto, ressaltou a importância da parceria para implantação de um sistema definitivo para a ilha de Cotijuba. Atualmente os moradores da ilha são atendidos por dois poços de 70 metros de profundidade. “O sistema definitivo vai permitir construir uma rede de distribuição de água com 1.200 ligações. “Um total de seis mil pessoas serão contempladas adequadamente”, declarou Lucas.
Ele lembrou que por ocasião do primeiro convênio firmado quem estava à frente da Prefeitura de Pontassieve era o atual coordenador do Consórcio Público de Água (Publiacqua) das cidades da região da Toscana, Sr Mauro Perini. “Sendo assim, além da parceria que deu certo, temos mais um ponto a nosso favor para avançarmos no trabalho conjunto na ilha de Cotijuba”, ressaltou Luca.
Mairagui, por sua vês, garantiu que a parceria com o município de Belém vai continuar e que todos os projetos voltados para inclusão social e de comprometimento ambiental que chegaram em suas mãos serão analisados com muita atenção e certamente aprovados “pois é importante essa união intercontineital logindo duas regiões, a de Toscana, na Itália e a Amazônica, no Brasil”
Dízendo no pé – Enquanto todos faziam a digestão do almoço, o Conjunto Parafolclórico “Tucuxi”, do Outeiro, apresentou várias danças paraenses, inclusive o carimbo. Marco Mairagui e Alessandro Sarti não resistiram e partiram para a roda de dança. Com o apoio de duas graciosas bailarinas deram um show de apresentação, não errando um passo sequer, sendo muito aplaudidos.
Eles repetiram a dose no navio na volta para Icoaraci, quando o “Tucuxi” resolveu animar a viagem tocando e cantando músicas regionais, samba e pagodes.
Conclusão: todo mundo dançou inclusive Raul Meireles e Elinaldo Ferreira, administrador regional do Outeiro. Como prêmio por sua performance Marco Mairagui ganhou um remo, objeto que integra as apresentações do grupo. O prefeito de Pontassieve desceu no trapiche de Icoaraci feliz da vida.

_________________
Christina Haynes/
Aldemyr Feio

Nenhum comentário: