Powered By Blogger

5/16/2008


ISSO É INCRÍVEL.

É impressionante, o Brasil joga fora no lixo, anualmente, 26,3 milhões de toneladas de alimentos. O desperdício ocorre dentro das residências, nos processos de embalagem, armazenamento inadequado e no transporte de alimentos. Pasmem, com tanta comida jogada fora, daria para alimentar 35 milhões de pessoas mensalmente. Em dinheiro, os brasileiros jogam no lixo R$ 12 bilhões todos os anos. Os números alarmantes são da FAO – órgão da Organização das Nações Unidas (ONU). Em Belém, caminhões encostam para descarregar produtos e em menos de duas horas o chão da Ceasa está repleto de tomates amassados, laranjas, mamões, abacates, folhas de couve-flor, que ficam espalhados por todo o centro. Os cuidados com o manuseio são quase inexistentes.

ISSO É INCRÍVEL II

O administrador da Ceasa, Paulo Bezerra, conta que o índice de desperdícios de alimentos chega a 10%, diz que o número é exagerado. É só fazer as contas: a Ceasa comercializa anualmente cerca de 270 mil toneladas de alimentos. São aproximadamente 22,5 toneladas mensais. Ou seja, 27 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas por ano na Ceasa, sem falar nas feiras livres e supermercados de Belém. O pior de tudo isso, é que alguns comerciantes preferem jogar no lixo os alimentos, do que doar para os pobres e famintos. Esse é o nosso Brasil, um País tão rico, que lamentavelmente tem o povo tão pobre. Aqui em Santarém, guardando as proporções, o desperdício não é diferente.

BILIBERÇOS

A Prefeitura de Santarém, entregou no inicio da semana, à Clínica Obstétrica do Hospital Municipal de Santarém (HMS), dois biliberços usados para tratamento de recém-nascidos que apresentam a icterícia neonatal, também conhecida como amarelão. Essa doença causa a destruição maciça dos glóbulos vermelhos e tem como principal causa a incompatibilidade sangüínea entre mãe e filho. “Através dos biliberços, poderemos reduzir o tempo de tratamento fototerápico, evitando seqüelas e até mesmo o óbito dos bebês”, explicou Terezinha Leão, pediatra do Hospital Municipal. Os recém-nascidos acometidos pela icterícia eram tratados por meio de aparelhos convencionais de fototerapia (banhos de luz) e a partir de agora, serão atendidos com equipamentos modernos. “Nossa maternidade é referência para outros hospitais. Oferecemos tratamentos por meio de tecnologia avançada e cumprimos com muita responsabilidade nosso papel de melhor atender a saúde básica e a urgência e emergência de Santarém. Isso também é humanização”, acrescentou a Prefeita Maria do Carmo. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Emannuel Silva, Santarém é a única cidade da região Oeste do Pará que dispõe de biliberços na rede pública de saúde.

PEMATEC

A Pematec, unidade Santarém, recebeu duas turmas de visitantes na fábrica instalada no Planalto santareno. A primeira equipe foi de norte-americanos do Rotary Estados Unidos, a outra foi de estudantes de administração e gestão empresarial das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT). O objetivo das duas visitas foi o mesmo: conhecer as atividades industriais desenvolvidas pela Pematec. Os Rotarianos fazem parte de intercâmbio entre o Rotary Santarém e o Rotary da Filadélfia. Os norte-americanos foram escolhidos de diferentes profissões, como professora, fotógrafo, engenheiro ambiental, entre outros. Eles visitaram várias empresas e entidades em Santarém conforme a profissão de cada membro, assim como Rotarianos brasileiros foram aos Estados Unidos realizar a mesma visita técnica. Na Pematec eles puderam conhecer o sistema de trabalho da agricultura familiar com o curauá e como a fibra é beneficiada até virar peça automobilística pela industria. A Pematec mantém as portas abertas de suas unidades por entender que desta forma está contribuindo para o aumento do conhecimento científico e da sociedade. E de alguma forma quer incentivar outras grandes empresas a fazer o mesmo, ajudar futuros profissionais a conhecer variados modelos de serviços, sejam eles industriais, agrícolas ou comerciais. (Fonte – Assessoria de Comunicação da Pematec).
MONTE ALEGRE
Foi aprovado por unanimidade na Assembléia Legislativa do Estado do Pará, o projeto de Lei que transforma o município de Monte Alegre, no Oeste do Pará, em estância turística. Proposto em maio do ano passado, pela deputada Josefina Carmo (PMDB), o projeto antes de ir para a apreciação dos deputados, passou pela avaliação das Comissões de Constituição e Justiça; de Fiscalização Financeira e Orçamentária; e, por fim, de Turismo e Esportes. Monte Alegre, cidade a 623 km de Belém, no oeste do Pará, comemorou no dia 15 de março passado, seus 128 anos. O projeto foi aprovado em 1º e 2º turno, e agora segue para sanção governamental. De acordo com a parlamentar, o benefício da proposta é incluir o município entre os que recebem recursos do Dade (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias). O Dade procura incrementar a atividade turística nos municípios considerados estâncias por meio de repasses de verbas, com a finalidade de desenvolver programas de urbanização, melhoria e preservação ambiental e melhoria de qualidade de vida da população.

REVOGAÇÃO
O deputado Alexandre Von (PSDB) apresentou projeto de lei, revogando a Lei nº. 7.076, estatuída pela governadora Ana Júlia Carepa, ao final de 2007, que estabeleceu cobrança de taxas para renovação do Regime Especial e ao Certificado de Embarque de Bovídeos para o Exterior. A lei 7076/07 é a que criou a taxa de exportação do boi em pé, hoje fixada em R$20 por cabeça. “Ao legislar sobre uma lei revogada, o Estado procedeu equivocadamente, e a desatenção prosperou igualmente nas Comissões Técnicas Permanentes do Poder Legislativo. Por se tratar de uma norma natimorta, a Lei 7.076 deve ser excluída, do aparato legal vigente no Estado”, pede o deputado. “Para desfazer esse ato antijurídico, o remédio apropriado é sua revogação sumária nos termos do projeto de lei sugerido ao Poder Executivo”, justifica em sua fundamentação o parlamen1tar, ao assumir o erro pela aprovação da lei no plenário da Assembléia Legislativa ao final do ano passado.

CENSURA
A menos de um mês do início do período eleitoral, que começa no dia 10 de junho com a realização das convenções que definirão os candidatos e as coligações partidárias para as eleições de outubro, ainda não há regras claras sobre a propaganda eleitoral na Internet.
Parlamentares que disputarão as próximas eleições, por diferentes partidos, também contestam o primeiro parecer da Corte. Até o momento, existe apenas parecer técnico da assessoria especial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o alcance da resolução que regulamenta a propaganda eleitoral na rede mundial de computadores. O mais exaltado com as restrições é o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), pré-candidato a prefeito do Rio. Ele promete ir ao STF caso o TSE mantenha o entendimento de “censurar a Internet”. “Se o TSE responder de forma restritiva à Internet, vamos entrar com ação no Supremo Tribunal Federal, argumentando que eles estão equivocados e impedindo a livre expressão”, disse o deputado.

MOTINHAS
_________________________________

Deputados federal Lira Maia (DEM-PA) e estadual Alexandre Von (PSDB), vereadores Reginaldo Campos e Rivelino Mota, juntamente com uma comissão do Movimento Pelo Plebiscito e Criação do Novo Estado, estiveram reunidos na última quarta-feira/14, em Brasília-DF, com o Ministro José Múcio e presidente da Câmara Federal deputado Arlindo Chinaglia, ●●● No cargo desde janeiro de 2003, Marina Silva entregou a Lula pedido de demissão em caráter irrevogável. Ex-ministra deve voltar ao Senado e reassumir cadeira ocupada por Sibá Machado, que volta para o anonimato. ●●● Jornalista José Luiz Datena da Band, é terminantemente contra prisão especial para quem tem curso superior e imunidade parlamentar. E você? ●●● Pegou mal para o Governo do Estado, o ataque da PM contra os professores em frente ao Palácio dos Despachos. A governadora convocou para uma reunião o poderoso chefe da Casa Civil Cláudio Puty, comandante da PM coronel Luiz Ruffeil e o Secretário de Segurança Pública Geraldo Araújo, não adiantou nada, a merda já estava feita. ●●● Quem te viu, quem te vê. A ex-deputada estadual Araceli Lemos, eleita pelo PT, hoje presidente do PSOL, critica o governo de Ana Júlia. Isso chama-se ingratidão. Em política só não vi boi voar, como diria o deputado federal Gerson Peres (PR-PA) ●●● Desde a sua inauguração, já passaram cinco diretores pelo Hospital Regional do Oeste do Pará. Vai ver que tem uma cabeça de frango enterrada em baixo de suas instalações. Será? ●●● Neste Domingo tem a 4ª Rodada da II Mini Copa AABB de Futsal. Uma excelente oportunidade de ver de perto o grande goleiro Jardel Guimarães, superintendente da Policia Civil na região. ●●● Marcamos presença no evento em homenagem ao Dia das Mães, na sede da Associação dos Policiais da Região, sob o comando dos delegados Herbert Júnior e Jamil Casseb, onde revemos grandes amigos. ●●● O Conselho Monetário Nacional decidiu reconhecer a pesca como atividade rural. Com isso, o setor pesqueiro passa a ter acesso ao crédito rural, com juros mais baixos. ●●● O santareno Fábio Barbosa, estudante de jornalismo na Universidade Rio de Janeiro-RJ, lança neste domingo no seu blog a coluna Perfil, mostrando entrevistas exclusivas com personalidades, autoridades e jornalistas. Vale a pena conferir (http://www.fabiojn.blogspot.com)/. ●●● A Justiça Federal bloqueou os bens do deputado federal Jader Barbalho, por indícios de desvio de 18 milhões da SUDAM. ●●● Mais um final de semana, como ninguém é de ferro, vamos curtir com a gostosa loira gelada (Nova Schin), a bela ruiva destilada e a linda morena quente. Fui.

2 comentários:

Anônimo disse...

Aldemyr Feio,
Meu nome é Mariano Haus, moro no Rio, neto de paraenses.
Através de seu blog,eu me informo sobre assuntos do Pará e de Jornalistas. Gostaria que vc falasse mais dos irmãos Maranhão (Haroldo, Ivan, Paulo Mranhão Filho, e do velho Paulo Maranhão). Também poderia sugerir uma pauta sobre jornalistas com ares de revolucionários com quem vc conviveu nas redações do Rio ou de Belém, de seu tempo da Artplan e se pode falar de momentos políticos nos últimos quinze anos do século passado, entre 1988 até 1993. Soube que a Folha do Norte foi ressucitada num breve período, 1989 ou 1990 até 1993, mais ou menos (não tenho o período preciso). Gostaria que vc falasse dessa experiência, do perfil dos jornalistas, quem tinha o melhor texto, quem era mais adiantado em termos de informática ou outra tecnologia, quem tinha mais capacidade de trabalho, quem era o mais genioso ou de temperamento justo, o mais esquerdista e o mais direitista e os mais pragmáticos e também quem eram os mais burros. Creio que vc tem muitos assuntos sobre essa experiência. Pode detalhar nomes, datas, episódios e fatos da redação...
Abraços,
Mariano Haus,
marianohaus2gmail.com.br

Anônimo disse...

Aldemyr,
Feiosa essa falta de resposta aomeupost de 25de maio pp. Gostaria de ratificar meu pedido feito naquela data.
Abracos do confrade carioca netode paraenses,
MarianoHaus
marianohaus@gmail.com.br