Powered By Blogger

6/14/2009

Capitão Poço já vê a TV Cultura

Foto: Eunice Pinto

A população de Capitão Poço já pode sintonizar o canal 8 para assistir a programação da TV Cultura do Pará. A inauguração da retransmissora local da emissora pública e educativa aconteceu na manhã deste sábado/13, com a presença de políticos e representantes dos movimentos sociais do município, como o vice-prefeito Nildo Pontes e o presidente da Câmara Municipal, Francisco Isonildo Pires de Souza (foto). Esta é a 43ª localidade, além da região metropolitana, a receber o sinal da TV Cultura, desde o início do processo de expansão. A sede da retransmissora fica na travessa 23 de dezembro, próximo do centro comercial, feiras, praças e igrejas.
Eneida Guimarães Ribeiro, diretora da escola estadual de ensino fundamental e médio Padre Vitaliano Vari, uma das mais antigas do município com aproximadamente 1.600 alunos, comemorou a chegada da nova emissora. "É um canal de comunicação mais vivo, mais gente. Vai ser bom chegar às salas de aula na segunda-feira e dar esta boa notícia. Considero que é um marco para comunicação do nosso município e contribuirá bastante para nossa prática educativa", afirmou.
Valdino Silva dos Santos, diretor da 17ª Regional de Educação, concordou com a pedagoga. "Sabemos do perfil educacional da programação da TV Cultura. E também teremos acesso às informações sobre ações e serviços do governo do Estado em Capitão Poço. Às vezes, as informações que recebemos nem sempre estão completas", acrescentou. Segundo ele, as reformas das escolas Padre Vitaliano e Terezinha Bezerra Siqueira, no valor de aproximadamente R$ 145 mil, cada, além da instalação de laboratórios multidisciplinares, não foram noticiadas pela emissora privada em funcionamento no município.
José Eudes Aguiar Bezerra, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, reforçou a importância da TV Cultura para divulgação das ações e serviços do governo do Estado. "Hoje o canal 8 volta para população. Em Capitão Poço, já foram pavimentados 5 km no asfalto participativo, construídas duas pontes de alvenaria, duas praças, e mais de 15 sistemas de abastecimento de água na área rural. Das 54 residências do programa Minha Casa, Minha Vida, 21 já foram construídas, com dinheiro do Cheque Moradia e do Ministério das Cidades. Essas informações não eram dadas à população", ressaltou, enfatizando a sua expectativa de assistir mais programas na TV Cultura com foco nas questões rurais.
TV em definitivo - A TV Cultura estava em caráter experimental desde sexta-feira (12). Regina Lima, presidente da Fundação de Radiodifusão do Pará (Funtelpa), salientou o apoio recebido da prefeitura local para acelerar a instalação do retransmissor. "Quando começamos a expansão do sinal da TV Cultura, estávamos sozinhos, mas assim que começamos a chegar aos municípios, os vizinhos passaram a nos procurar. É papel do governo levar comunicação a todas as regiões, assim como levar saúde e educação. Não olhem para programação da TV Cultura como se faz para TV privada, porque um canal público tem caráter educativo. Esse é o eixo condutor dos jornais aos programas infantis", explicou.
A expansão do sinal da emissora pública é uma das estratégias do governo para integração do Estado. "Quem ganha é a população ao receber um canal que não é um canal qualquer, e sim que valoriza o cidadão, e não está preocupado apenas em vender produtos", afirmou Paulo Roberto Ferreira, secretário de Estado de Comunicação. Para ele, a inauguração do retransmissor em Capitão Poço é um resgate de um canal usado anteriormente de forma equivocada e que ainda trazia custos ao governo do Estado. "Decidimos encerrar este ciclo. Tivemos que preparar a Funtelpa porque seus equipamentos estavam obsoletos e, hoje, a TV Cultura no município tem uma potência cinco vezes maior, que permite ao sinal ultrapassar a sede, e chegar a vilarejos mais distantes", disse.
Capitão Poço possui 52 mil habitantes e fica distante mais de 200 km da capital do Estado, Belém. No município, boa parte dos moradores da sede possui antena parabólica para assistir a 21 canais de TV fechada e apenas um canal de TV aberta, com uma programação que não se alinha a da TV Cultura. Agora, eles poderão assistir os noticiários como Jornal Cultura, Esporte Cultura, e programas como Sem Censura Pará, Cultura Pai Dégua, Sementes, Brasil da Amazônia, 7 Set Independente, Cinerama, Moviola, Catalendas, entre outros.

_____________
Fabíola Batista
- Secom

5 comentários:

Anônimo disse...

Amigos, gostaria de saber quando a imagem da Tv Cultura vem para a Região de Cachoeira do Arari?

Renata Biondi disse...

Prezado Anônimo das 9h38, o município de Cachoeira do Arari está contemplado no cronograma de localidades onde serão instaladas retransmissoras da TV Cultura do Pará no Estado, e estava previsto para ser inaugurada no dia 27 de junho. Porém, devido a alterações no calendário de inaugurações, até o momento não é possível determinar uma data para a inauguração em Cachoeira do Arari, que transmitirá a programação da TV pública e educativa paraense pelo Canal 3.

Atenciosamente,

Renata Biondi
Comunicação Institucional da Funtelpa
www.portalcultura.com.br

Unknown disse...

Sinal da TV Cultura tá uma porcaria em Capitão Poço 2021

Unknown disse...

Sinal da TV Cultura tá uma porcaria em Capitão Poço 2021

Mário Santos disse...

Já tem semanas que a TV Cultura e a Globo estão fora do ar na TV Local de Capitão Poço